A paciente MSG negou quedas anteriores. Assinale a alternat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Médico - Geriátra |
Q1826876 Medicina
Considere o seguinte caso, para responder à questão.
    Sra. MSG, 91 anos, sexo feminino, branca, solteira. Tem antecedente de hipertensão arterial e tabagismo, sem outros antecedentes mórbidos. É internada com história de queda da própria altura e dor intensa na coxa direta com impossibilidade de deambulação. Foi constatada uma fratura transtrocantérica do fêmur direito. 
A paciente MSG negou quedas anteriores. Assinale a alternativa correta em relação à definição de queda e se a paciente é caidora. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a definição de queda em idosos e o conceito de caidor, fundamentais na prática geriátrica, pois quedas impactam diretamente morbidade, mortalidade e qualidade de vida em idosos.

Justificativa da alternativa correta (E):

A alternativa E define corretamente queda como "qualquer deslocamento a um nível inferior ao de sua situação original". Essa definição está alinhada às principais referências nacionais, como o Protocolo de Prevenção de Quedas do Ministério da Saúde, que afirma: “Deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, provocado por circunstâncias multifatoriais, resultando ou não em dano.” (p. 10). Além disso, a classificação da paciente como “não caidora” é correta, pois, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), é considerado caidor aquele idoso com duas ou mais quedas no último ano. Como a paciente nega episódios prévios, não se enquadra nesse critério.

Análise das alternativas incorretas:

A) Desconsidera que o termo “caidor” exige quedas recorrentes, mas o conceito de queda está correto. Contudo, não destaca "nível inferior", critério essencial.

B) Restringe queda apenas a episódios com trauma, o que está incorreto: quedas podem não causar lesão e ainda assim são quedas (Ministério da Saúde, p. 10).

C) Foca excessivamente em fator externo (tropeços/desníveis), enquanto a definição correta inclui fatores internos (ex: síncopes, desequilíbrios), além de classificar erroneamente a paciente como caidora.

D) Exclui casos de empurrão (queda também engloba deslocamento provocado por terceiros, dependendo das circunstâncias clínicas) e erra ao classificar a paciente como caidora.

Estratégias para interpretação: Leia atentamente os termos-chave como nível inferior e não intencional. Atenção às pegadinhas que limitam a definição de queda ou alteram critérios do conceito de caidor!

Resumo das diretrizes: Tanto o Ministério da Saúde quanto a SBGG recomendam vigilância rigorosa das quedas e identificação precoce dos pacientes caidores para prevenção de novas quedas e complicações.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão refere-se à definição de queda e se a paciente do caso citado pode ser classificada como "caidora". A alternativa correta é a E, que define queda como "qualquer deslocamento a um nível inferior ao de sua situação original". Essa definição abrange todos os tipos de quedas, sejam elas intencionais ou não, causadas por um fator externo ou não. A segunda parte da alternativa refere-se ao termo "caidora", que é geralmente usado para se referir a uma pessoa que tem um histórico de quedas frequentes. No caso da paciente MSG, ela negou ter tido quedas anteriores, portanto, ela não é considerada caidora. Portanto, a alternativa E é correta porque fornece a definição correta de queda e corretamente classifica a paciente MSG como não sendo caidora.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo