Analise as afirmativas a seguir relativas à Norma Brasileira...
I. A avaliação da necessidade da proteção contra descargas atmosféricas em uma edificação é realizada a partir da determinação dos riscos do tipo R1 (risco de perdas ou danos permanentes em vidas humanas), R2 (risco de perdas de serviços ao público), R3 (risco de perdas do patrimônio cultural) e R4 (risco de perdas de valor econômico).
II. A isolação adequada de partes condutoras expostas e a inserção de restrições físicas e avisos compreendem medidas de proteção consideradas eficazes na redução de danos a seres vivos devido ao choque elétrico.
III. Zonas de Proteção a montante de uma medida de proteção são caracterizadas por reduções significativas dos surtos associados à corrente dos raios em comparação com Zonas de Proteção a jusante.
IV. A proteção provida por um SPDA classe I é maior do que aquela provida por um SPDA classe III.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: A questão se resolve pela aderência à ABNT NBR 5419:2015: II e IV estão compatíveis com a norma, enquanto I falha por equiparar indistintamente R4 aos riscos toleráveis sociais, embora a perda econômica tenha tratamento de avaliação econômica/custo-benefício, e III erra ao inverter a direção de redução dos surtos entre montante e jusante.
- Em itens sobre NBR 5419, não basta reconhecer a lista R1 a R4; verifique se a alternativa também respeita o tratamento normativo específico da perda econômica.
- Em LPZ/ZPR, confira o sentido funcional das interfaces: a redução de surtos ocorre após as medidas de proteção, nas zonas a jusante.
- Na comparação entre classes de SPDA, a classe I representa proteção mais rigorosa do que a classe III.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo