O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

#festivaldedesconto - Semana do Consumidor | Os lotes estão acabando, aproveite!

comprar agora

Questões de Concursos

Q1006705 Biologia

      Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) cavaram crateras na terra seca de roças abandonadas no Parque Nacional do Catimbau, na região central de Pernambuco, para examinar o interior de ninhos de saúva. Verificaram que as formigas guardavam matéria orgânica a até três metros de profundidade, dificultando o acesso das plantas a nutrientes. Em outras expedições, já tinham observado que a densidade das colônias de saúva aumentava de duas por hectare nas áreas de vegetação nativa para quinze por hectare nos trechos usados para o cultivo agrícola ou pastagem... Outro sinal visível dessa metamorfose é a proliferação de plantas invasoras como a algaroba (Prosopolis juliflora), árvore nativa dos Andes usada para extração de madeira e alimentação de gado...

      No Catimbau, espécies típicas como a aroeira (Myracrodruon urundeuva) e angico-branco (Anadenanthera colubrina) são as mais extraídas. Essas espécies tendem a ser substituídas por outras, que crescem com rapidez e suportam as alterações provocadas pelas roças e pastos itinerantes, como marmeleiro-do-mato (Croton sonderianus) e jurema-preta (Mimosa tenuiflora). (Adaptado)

                                                               FIORAVANTI, Revista FAPESP. Maia/2018)


      Entre os animais da Caatinga também se incluem o sapo-cururu, a asa-branca, a cotia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba e o sagui-do-nordeste, entre outros. Lá também vive a ararinha-azul, ameaçada de extinção.

            http://am bientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/caatinga - fauna.html

Sobre a abordagem taxonômica de organismos encontrados na Caatinga. assinale a alternativa correta:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!