O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1006677 Biologia

      Em seu mais recente trabalho, o biólogo Luiz Eduardo Vieira Del Bem afirma que as plantas terrestres surgiram diretamente de uma variedade terrestre das algas carófitas unicelulares, e não das algas carofícias (multicelulares e de água-doce), contrariando a hipótese hoje hegemônica no campo da evolução de que as primeiras algas que “saíram da água’- para dar origem às plantas já eram organismos complexos.

      Del Bem chegou a essas descobertas após um estudo de pesquisadores ingleses e alemães, publicado em janeiro deste ano, ter demonstrado que o xiloglucano (polímero que forma a parede celular de todas as plantas) é secretado pelas raízes das plantas terrestres. Esse composto é capaz de modificar as propriedades do solo. O pesquisador então analisou a origem evolutiva de cada um dos genes que sintetiza e degrada o xiloglucano (10 tipos de enzimas) e concluiu que eles surgiram antes das plantas terrestres, em algas carófitas ainda unicelulares. Del Bem, então, se perguntou: “por que algas aquáticas próduzíriam um modificador do solo?” E, em seguida, postulou que seria mais lógico assumir que tanto as plantas terrestres (embriófitas) quanto as carofícias (que vivem em água-doce) tenham um ancestral comum, e que esse ancestral era terrestre, o que justificaria sua capacidade de produzir o xiloglucano, considerado um “direcionador evolutivo para a vida terrestre”, segundo o pesquisador.(Adaptado)

                                hltps ://nph. onlinelibrary. wiley. com/doüfull'10.1111/nph. 15191

Quanto à importância do xiloglucano para as plantas terrestres e seu significado evolutivo analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. A presença do xiloglucano na parede celular está associada à sua importância como molécula transportadora ligada à permeabilidade seletiva das células vegetais.

II. A presença de genes que sintetizam e degradam o xiloglucano é amplamente distribuída entre os vegetais, o que atesta o caráter adaptativo deste composto.

III. O xiloglucano substitui a celulose na composição das paredes celulares de células de algas pluricelulares.

IV. A atuação do xiloglucano sobre o solo modificando suas propriedades pode ter sido fundamental para a colonização da terra pelas plantas.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!