“Nos últimos seis anos, os órgãos federais responsáveis por...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q286248 Enfermagem
“Nos últimos seis anos, os órgãos federais responsáveis por vigilância epidemiológica e vigilância sanitária foram acionados a fim de realizarem investigações e intervirem em episódios de infecções pós-operatórias, com características semelhantes:

I. Os procedimentos associados às infecções foram cirurgias eletivas, que poderiam ser classificadas como limpas, em sua maioria, (...), realizadas em pessoas que não tinham história de deficiência imunológica, com o uso de vias de acesso pequenas para a introdução dos instrumentos;

II. Em um grande número de casos, o agente infeccioso identificado como provável agente etiológico foi uma micobactéria de crescimento rápido, que pode ser encontrada no meio ambiente e raramente causa doença nas pessoas;

III. Os episódios ocorreram em vários estados do país, em serviços de saúde diferentes em cada um dos estados, sob a responsabilidade de um grande número de equipes diferentes de cirurgiões.

Tais características, ao lado da velocidade de aparecimento dos casos, levaram a classificar a infecção pós-operatória por essas micobactérias de crescimento rápido como um agravo emergente no país."
(Macedo, 2009. Adaptado).

Uma das micobactérias a que faz alusão o texto é a
Alternativas