Vários distúrbios genéticos têm sido associados ao desenvol...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - De Papillon-Lefèvre.
Vamos entender o porquê?
A questão aborda um tópico importante em Periodontia, que é a associação de distúrbios genéticos com o desenvolvimento de periodontites. Para responder adequadamente à questão, é necessário ter um conhecimento sobre síndromes genéticas e suas manifestações clínicas, especialmente aquelas que afetam o periodonto.
Alternativa D - Síndrome de Papillon-Lefèvre: Esta síndrome é uma doença genética autossômica recessiva causada por mutações no gene da Catepsina C, localizado no cromossomo 11q14. As manifestações clínicas incluem periodontite precoce, levando à perda dos dentes decíduos e permanentes, além de ceratodermia (espessamento da pele) nas palmas das mãos e plantas dos pés, joelhos ou ambos. É característico que pacientes com esta síndrome apresentem infecções severas na cavidade oral, resultando na rápida destruição do periodonto.
Agora vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - Síndrome de Cohen: Esta síndrome é caracterizada por obesidade, deficiência intelectual, e dismorfismos faciais. Não está associada ao desenvolvimento de periodontite nem à mutação do gene da Catepsina C.
Alternativa B - Síndrome de Chédiak-Higashi: É um distúrbio genético raro que resulta em uma função anormal das células brancas do sangue, levando a infecções frequentes. Contudo, não está diretamente relacionado à Catepsina C e às características clínicas especificadas na questão.
Alternativa C - Histiocitose: Refere-se a um grupo de doenças caracterizadas pela proliferação de células do sistema imune chamadas histiócitos. Embora possa haver alterações ósseas e dentárias, não corresponde às características clínicas mencionadas na questão.
Alternativa E - Síndrome de Ehlers-Danlos: Este é um grupo de doenças do tecido conjuntivo que se manifesta principalmente por hipermobilidade articular e elasticidade da pele. Não se relaciona com a periodontite da forma descrita na questão.
Compreender as características clínicas e genéticas das síndromes ajuda a acertar questões desse tipo, que exigem o cruzamento de conhecimentos sobre genética e periodontia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
❌ Letra A – Incorreta:
Síndrome de Cohen:
É uma síndrome genética rara, autossômica recessiva, caracterizada por retardo do desenvolvimento, obesidade, anomalias craniofaciais, e hipotonia muscular.
- envolvimento periodontal é leve ou secundário.
❌ Letra B – Incorreta:
Síndrome de Chédiak-Higashi:
É uma doença autossômica recessiva rara, relacionada a defeitos nos lisossomos de neutrófilos e outras células fagocíticas, levando a infecções recorrentes e periodontite severa.
- mutação ocorre no gene LYST
❌ Letra C – Incorreta:
Histiocitose (doença de células de Langerhans):
Não é uma síndrome genética clássica, mas um grupo de desordens proliferativas de histiócitos. Pode causar lesões ósseas, incluindo na mandíbula, com mobilidade dentária e perda óssea
-não há ceratodermia e não há mutações na catepsina C envolvidas.
❌ Letra E – Incorreta:
Síndrome de Ehlers-Danlos:
É um grupo de desordens genéticas do tecido conjuntivo, com manifestações como hipermobilidade articular, fragilidade da pele e vasos sanguíneos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo