O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q708630 Engenharia Civil

Concreto armado é um material de construção que resulta da união do concreto simples com barras de aço, envolvidas por esse concreto, de forma a trabalharem solidariamente aos esforços solicitantes. A NBR 6118:2003 estabelece alguns critérios mínimos para o dimensionamento de estruturas em concreto armado.


Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 20% a espessura nominal do cobrimento.

( ) Quando houver um adequado controle de qualidade e rígidos limites de tolerância da variabilidade das medidas durante a execução, sendo a exigência de controle rigoroso obrigatoriamente explicitada nos desenhos de projeto, permite-se, então, a redução dos cobrimentos nominais prescritos em 10 mm.

( ) Para a face superior de lajes e vigas que serão revestidas com argamassa de contrapiso, com revestimentos finais secos tipo carpete e madeira, com argamassa de revestimento e acabamento, tais como pisos de elevado desempenho, pisos cerâmicos, pisos asfálticos e outros tantos, pode-se empregar um cobrimento nominal ≤ 15 mm.

( ) Nas faces inferiores de lajes e vigas de reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, condutos de esgoto, canaletas de efluentes e outras obras em ambientes química e intensamente agressivos, a armadura deve ter cobrimento nominal de, no mínimo, 45 mm.

( ) Atendidas as condições estabelecidas na norma, a durabilidade das estruturas é altamente dependente das características, da espessura e da qualidade do concreto e do cobrimento da armadura.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!