O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1009595 Odontologia

Segundo CONSOLARO (2014), o processo inflamatório ,quando bem sucedido, promove a destruição e eliminação do agente agressor. A resolução do processo, em algumas horas ou dias, geralmente ocorre associado a fenômenos vasculares, exudativos e celulares, caracterizando a fase aguda da inflamação.

Em relação aos fenômenos biológicos, de acordo com o autor, julgue as afirmativas e marque a opção correta:


I- O início da inflamação depende dos mastócitos, que são células teciduais fixas.

II- A agressão tecidual também induz no local a liberação de citocinas, fatores de crescimento e produtos do ácido aracdônico, que também participarão da iniciação e manutenção dos fenômenos vasculares, especialmente nas agressões mais severas.

III-As citocinas, como a interleucina-1, o TNF e o interferon-gama aumentam a permeabilidade vascular de forma mais duradoura.

IV- A ação dos agentes flogógenos nos tecidos, além de liberar proteínas e destruir certo número de células, pode ativar enzimas teciduais, como a colagenase, outras proteases e lípases. Essas proteínas e enzimas podem ativar o fator XII da coagulação sanguínea.

V- A pressão hidrostática além de constante é grande nos tecidos, e junto com a pressão osmótica do plasma, acaba por prevalecer, na porção terminal das vênulas, a entrada de líquidos dos tecidos para o sangue. Esse efeito é denominado de “pressão de reabsorção”.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!