O texto a seguir foi redigido com incorreções linguísticas ...
O que diria e o que faria Mandela?
O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da África do Norte para a Europa. São desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa líbia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da África, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-íris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos.
[...] A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estão roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris. O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.
(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/
nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)
O texto a seguir foi redigido com incorreções linguísticas propositais. Considerando o uso da linguagem padrão e o correto emprego do verbo “haver” em “[...] há pouco mais de 20 anos.” (1º§), identifique os registros em desacordo com a norma padrão da língua.
Quando, há(1) alguns meses, o tema foi sugerido e adotado na reunião, todos concordaram unanimemente com o mesmo. Dali há(2) três meses, devido a determinados acontecimentos, alguns mudariam de opinião. Há(3) anos não há um consenso verdadeiro na empresa.
Não está(ão) de acordo com a linguagem padrão
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito comentado – Emprego do verbo “haver” e da preposição “a” em relações de tempo
Tema central: O eixo da questão é o emprego correto do verbo “haver” no sentido de tempo decorrido e a distinção do uso com a preposição “a” nas relações temporais. Esse é um problema clássico da norma-padrão e costuma aparecer em provas discursivas e objetivas, sobretudo em questões de redação oficial.
Justificativa da alternativa correta: C) 2, apenas.
1. “Quando, há alguns meses, o tema foi sugerido...”
Correta. Aqui, “há” indica tempo passado já decorrido. Conforme as gramáticas oficiais (Bechara, Cunha & Cintra), deve-se usar “há” para tempo passado: “Há quinze dias terminei o curso.”
2. “Dali há três meses, devido a determinados acontecimentos...”
Incorreta. Nessa construção, a frase refere-se a um tempo futuro contado a partir de um referencial passado. Para isso, usa-se a preposição “a” e não o verbo “haver”: “Dali a três meses, tal fato ocorreu.” O uso de “há” aqui está errado, pois refere-se ao futuro e não ao passado.
3. “Há anos não há um consenso...”
Correta. O verbo “haver” expressa tempo já decorrido (mesma função do primeiro caso). Exemplo validado gramaticamente: “Há muitos anos não nos vemos.”
Análise das alternativas incorretas:
A), B) e D) — Todas estas identificam como erradas frases que, na verdade, estão corretas pela norma culta. Os erros só aparecem na segunda ocorrência. Atenção para a pegadinha: muitas vezes candidatos confundem uso de “há” em passado e futuro, por isso é fundamental atentar à expressão tempo passado já decorrido x tempo futuro em relação a um marco anterior.
Regras de Ouro:
“Há + tempo” = tempo decorrido (passado) — sempre impessoal.
“A + tempo” = tempo futuro a contar de um momento (marca de futuro).
Referências: Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa; Cunha & Cintra. Nova Gramática.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
Quando, há(1) alguns meses, o tema foi sugerido e adotado na reunião, todos concordaram unanimemente com o mesmo. Dali há(2) três meses, devido a determinados acontecimentos, alguns mudariam de opinião. Há(3) anos não há um consenso verdadeiro na empresa.
(1) - Indica tempo decorrido no passado.
(2) - Indica tempo presente/futuro.
(3) - Indica tempo decorrido no passado.
a pegadinha é avaliar somente os "há" das frases.
Tenta trocar o "Há", por "FAZ", caso a frase continue fazendo sentido, provavelmente é "Há".
DESACORDOOO BISONHO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo