Paciente, sexo feminino, 74 anos, apresenta-se com quadro de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2191587 Medicina
Paciente, sexo feminino, 74 anos, apresenta-se com quadro de agitação, que já dura 4 dias e ocorre principalmente à noite, com ligações para os filhos durante a madrugada, relatando ter visto seu falecido marido em casa. Durante o dia, a paciente quase sofreu uma queimadura quando se esqueceu da panela no fogão enquanto fazia outra atividade. A acompanhante relata, que há cerca de uma semana a paciente iniciou uso de medicamento à base de passiflora, tentativa de prevenir ansiedade para procedimento dentário de rotina realizado há 5 dias da admissão. Suas comorbidades são diabetes e hipotireoidismo, os quais em visita recente à endocrinologista, verificou-se que estão sob controle. Previamente com funcionalidade e cognição preservados. Ao exame, ela apresenta-se agitada, desorientada no tempo, FC 102 bpm, PA: 110x80 mmHg, ausculta respiratória normal com saturação de oxigênio de 94% em ar ambiente, glicemia capilar 196 mg/dL. Sobre o caso, analise as assertivas abaixo.

I. Exames complementares tranquilizadores em relação à infecção ou distúrbios hidroeletrolíticos levam à necessidade de considerar a nova medicação como fator precipitante para o delirium.
II. O tratamento com haloperidol está indicado por contribuir para redução do tempo de internação e mortalidade.
III. Caso se confirme delirium relacionado ao procedimento dentário simples, uma avaliação especializada para descartar doença neurodegenerativa é apropriada.
IV.A contenção física garante a segurança do paciente contra sua própria agitação e substitui medidas como necessidade de acompanhantes 24 horas.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas