O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q718752 Sociologia

As desigualdades sociais, no mundo ocidental, sempre estiveram presentes em todas as sociedades, desde a antiguidade até a Idade Média. Na modernidade, entretanto, essa questão não apenas se tornou mais evidente, como se tornou central com o advento das classes sociais. Sobre o do tema desigualdade social e as classes sociais - o entendimento de suas condições no século XIX, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Um bom começo para o entendimento das origens e da dinâmica do desenvolvimento das classes, principalmente no século XIX, são os ensinamentos de Marx. Para ele, classe, no capitalismo, pode ser definida de forma genérica – já que Marx faz uso do termo de forma variada – em termos da relação de grupamentos sociais com os meios de produção.

II. Embora Marx inicie a sua obra mais famosa, O Capital, falando da mercadoria, ele está mais preocupado, na realidade, com o processo de produção.

III. Na visão dicotômica de Marx, estabelece-se uma reciprocidade de dependência simétrica. Assim, o conflito de classes surge, inevitavelmente, dessa dependência recíproca. Em cima dessas condições objetivas ele trabalha as condições necessárias de consciência e ação.

Estão corretas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!