O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Vote QC na final do Prêmio iBest!

Vote aqui

Questões de Concursos

Q718751 Sociologia

As desigualdades sociais, no mundo ocidental sempre estiveram presentes em todas as sociedades, desde a antiguidade até a Idade Média. Na modernidade, entretanto, essa questão não apenas se tornou mais evidente, como se tornou central com o advento das classes sociais. Sobre o ensino do tópico as grandes mudanças do período moderno e as consequências para a vida social, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O capitalismo não se caracteriza pelo fato de os meios de produção, os produtos e, principalmente, a força de trabalho serem uma mercadoria, vendida e comprada no mercado.

( ) Para Marx, basicamente, existem no capitalismo duas classes: uma, que detém os meios de produção (matérias-primas, maquinário, as fábricas, e o capital que pode comprá-los) e outra que não possui estes meios. Isto é o que ele chama de relação de produção.

( ) A alienação, isto é, o fato de o produto (ou mercadoria) se unir de forma indissociável ao produtor que o produz – aí, incluída a força de trabalho – serve apenas de mote para a descrição do processo de produção capitalista, gerando as condições objetivas da reprodução e das relações de classe.

( ) A burguesia e o proletariado passam a ser classe em si quando elas têm consciência de sua própria existência, ou, quando têm consciência de classe.

( ) Ao proletariado, que vende sua força de trabalho, cabe apenas uma parcela da riqueza produzida, que vai corresponder apenas àquilo de que precisa para se reproduzir, ou seja, o seu salário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!