Na segunda metade do séc. XX, o economista Mancur Olson dir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q718750 Sociologia
Na segunda metade do séc. XX, o economista Mancur Olson dirigiu ao marxismo a crítica de que por mais precária que seja a situação que os membros da classe operária compartilhem, esta não se apresenta como uma razão suficiente para que os mesmos se reúnam para lutar por seus direitos. Sobre o posicionamento de Olson, de acordo com Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda a crítica de Mancur Olson ao marxismo em relação à capacidade da classe operária de se organizar coletivamente, mesmo em condições precárias. O foco está na ação coletiva e no conceito do "problema do carona", que são fundamentais para entender os desafios enfrentados na mobilização de grupos em prol de objetivos comuns.

Resumo Teórico:

Mancur Olson, em seu trabalho "A Lógica da Ação Coletiva", argumenta que indivíduos racionais podem não se engajar em ações coletivas mesmo quando têm interesses comuns. Isso se deve ao "problema do carona", onde indivíduos buscam se beneficiar do esforço coletivo sem contribuir ativamente. Olson contraria a ideia marxista de que a precariedade por si só impulsionaria a ação conjunta, destacando a importância de incentivos e organização para superar esse dilema.

Alternativa Incorreta:

A alternativa A é incorreta porque afirma que na visão de Olson, em ações de caráter coletivo, sempre é possível ser beneficiado sem tomar parte dela, o que não é verdade. Olson justamente destaca o problema do carona, que é a possibilidade de indivíduos se beneficiarem sem participar, mas não que isso sempre ocorre. Isso seria uma simplificação do problema que ele discute.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Esta alternativa está correta. O "problema do carona" é amplamente discutido na literatura sociológica e aplica-se a diversas situações de empreendimentos coletivos, como descrito.

C - A alternativa está correta, pois menciona a noção marxista sobre o autointeresse dos indivíduos na sociedade capitalista, o que de fato complica a ação coletiva, como Olson argumenta.

D - Esta alternativa é correta. Ela aborda a necessidade de considerar tanto a solidariedade quanto o dilema da ação coletiva, aspectos fundamentais na discussão proposta por Olson.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A

Na visão do estudioso, no caso de haver uma ação de caráter coletivo, nem sempre é possível ser beneficiado sem tomar parte dela.

APMBB

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo