O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q718746 Sociologia

A sociologia atual propõe um modelo geral para o entendimento da modernização. É necessário que o professor explique aos alunos que esse modelo se configura como um tipo ideal, de tal forma que cada realidade, para ser dita como moderna, se aproximará mais ou menos dessa tipificação em termos de ideias. Com base nas orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais sobre o tema as características do mundo moderno, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Toda a discussão de modernidade deverá desaguar em uma reflexão sobre o que há de convivência entre o tradicional e o moderno no caso brasileiro, qualquer que seja a embocadura teórica enfatizada.

II. A característica marcante da sociedade moderna é sua constante produção e incorporação de mecanismos e de instituições adequados para gerar e absorver um fluxo contínuo de mudanças estruturais, mantendo, ao mesmo tempo, o grau necessário de integração sistêmica. Isto é o que se pode chamar de mudanças sociais e políticas autossustentadas.

III. A secularização de valores religiosos significa que outras esferas sociais além da religião – a econômica, a política, a científica, a jurídica, a cultural e a estética – se estabelecem e se reproduzem sem serem guiadas por valores religiosos, mas por valores próprios. Os valores guiando essas demais esferas não são mais sancionados por crenças religiosas mas por uma racionalidade autônoma.

Estão corretas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!