O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

[OFERTA POR TEMPO LIMITADO] 30% OFF assinatura Premium Anual

Eu quero

Questões de Concursos

Q718744 Sociologia

Se antes não se tinha ideia do que era a Sociologia, agora se tem, de um modo geral, uma ideia equivocada. Sobre tema o objeto de estudo da sociologia, previsto no Eixo Temático 1 do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas abaixo:

I. Trata-se de esclarecer que a Sociologia é uma disciplina científica que procura explicar certos fenômenos da mesma maneira que um biólogo, um físico ou um químico o fazem. Para que tal esclarecimento seja dado, entretanto, é fundamental ensinar que a Sociologia surgiu, na virada do século XIX para o século XX, em resposta a um desafio específico: o de explicar o comportamento humano de uma forma como nenhuma ciência do comportamento até então existente fora capaz de fazer.

II. Sugere-se que o aluno seja exposto a uma obra exemplar de Sociologia para assim ter uma ideia de o que um sociólogo pretende e como ele trabalha. Uma obra que cumpriria muito bem este papel seria o livro de Émile Durkheim O Suicídio, de 1897. Este livro ilustra particularmente bem o tipo de desafio que a Sociologia teve que enfrentar para se estabelecer como mais uma ciência do comportamento humano, quando já existiam a economia, a psicologia, sem falar na história e nas ciências jurídicas.

III. Sugerimos que se fale na sociologia como uma ciência que pretende romper com concepções comumente aceitas na vida cotidiana.

Estão corretas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!