O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1002669 Psicologia

Segundo Bergamini (1997), da mesma forma como é possível classificar os indivíduos de acordo com os seus estilos comportamentais, pode-se caracterizar as organizações segundo sua psicoestrutura. Possuindo sinais típicos, as disfunções organizacionais apresentam, segundo a autora, cinco síndromes diferentes de comportamento neurótico. Sendo assim, correlacione o tipo de patologia organizacional à sua respectiva definição e, em seguida, assinale a opção correta.


TIPO

I- Organização paranòide

II- Organização compulsiva

III- Organização teatral

IV- Organização depressiva

V- Organização esquizóide


DEFINIÇÃO

( ) O ambiente dessas organizações reflete hiperattvidade, impulsividade e perigosa incredulidade diante das ameaças. Portanto, ter audácia, assumir riscos e estar aberto à inovação, bem como à diversificação representam os seus temas preferidos.

( ) Facilmente observam-se nessas organizações cenários típicos de um verdadeiro campo de batalha no qual, motivados por ambição pessoal, os executivos, seja em que nível for, procuram satisfazer seus próprios interesses e motivações carreiristas.

( ) Essas empresas pendem mais para o conservadorismo, procurando evitar de forma sistemática o desenvolvimento de novas estratégias, bem como experimentam dificuldades quanto a inovações de produtos, pois isso lhes parece excessivamente ameaçador.

( ) Há uma ausência sistemática de diretividade que se espalha sob forma de apatia desde o topo até a base da organização. Ao se fugir sistematicamente das decisões, a estratégia adotada é a de contemporização, na qual a maior parte do tempo é consagrada ao detalhamento de rotinas irrelevantes.

( ) É essa a organização que prioriza de tal modo a sua preocupação com as ameaças que institucionaliza, de forma sistemática e clara, todo um conjunto de rituais defensivos.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!