O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q695385 Fisioterapia

O equilíbrio ácido-básico se refere aos mecanismos fisiológicos que mantém a concentração de hidrogênio dos líquidos corpóreos numa faixa compatível com a vida. Os íons hidrogênio reagem prontamente com moléculas proteicas (blocos de construção de enzimas catalizadoras celulares vitais). Quanto à regulação do íon hidrogênio nos líquidos corpóreos, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Para manter a vida, o corpo normalmente mantém o pH dos líquidos dentro de uma faixa estreita, de 7,35 a 7,45 ([H+] de 45 a 35 nmol/l).

( ) Os íons hidrogênio formados no organismo se originam tanto dos ácidos voláteis quanto dos ácidos fixos (não voláteis).

( ) O único ácido volátil de importância fisiológica do organismo é o ácido carbônico (H2CO3), o qual se encontra em equilíbrio com o CO2 dissolvido. O metabolismo aeróbico normal gera cerca de 13.000 mmol/l de CO2 por dia, produzindo uma quantidade de H+.

( ) O catabolismo de proteínas produz continuamente ácidos fixos como os ácidos sulfúrico e fosfórico. Além disso, o metabolismo anaeróbico produz ácido lático.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!