Alguns cuidados a serem tomados com recém-nascidos de mães ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q650023 Medicina
Alguns cuidados a serem tomados com recém-nascidos de mães portadoras do vírus HIV visam minimizar os riscos de contaminação da criança pelo vírus. Dentre as afirmativas abaixo, apenas uma consta do Manual do Ministério da Saúde que trata do assunto, assinale-a.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O assunto aqui abordado é o manejo do recém-nascido (RN) de mãe portadora do HIV, focando em medidas imediatas que reduzem a chance de transmissão vertical do vírus. O objetivo é reconhecer protocolos atestados por diretrizes nacionais e identificar práticas contraindicadas ou não recomendadas.

Justificativa da alternativa correta (E):

O Manual do Ministério da Saúde (“Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes”, 2022) destaca que:

“Deve-se proceder com o banho do recém-nascido, em água corrente, ainda na sala de parto.”

Tal conduta visa remover resíduos de sangue e secreções maternas da pele do RN, substancialmente diminuindo o risco de exposição ao HIV e colaborando para interromper a transmissão vertical. A evidência científica corrobora que esta medida simples é eficaz no contexto da exposição periparto.

Análise das alternativas incorretas:

A) Incorreta: Os cuidados não podem ser idênticos aos de partos de mães não infectadas. Existem protocolos específicos para reduzir a transmissão, incluindo o banho imediato e a profilaxia retroviral.

B) Incorreta: O alojamento conjunto pode ser realizado, desde que se respeite a proibição da amamentação e supervisão do preparo do leite artificial, como destacado por diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria.

C) Incorreta: A primeira dose de AZT (zidovudina) deve ser administrada nas primeiras 4 horas de vida. Iniciar somente no segundo dia é equivocado e pode comprometer a eficácia da profilaxia (Manual MS, pg. 44).

D) Incorreta: O leite materno não deve ser utilizado mesmo se pasteurizado no domicílio. Não há validação dessa prática e o risco de transmissão permanece – Ministério da Saúde, SBP e OMS contraindicam a amamentação em mães vivendo com HIV.

Estratégias e Pegadinhas: Atenção a comandos como “idênticos” e às recomendações específicas para HIV na prática brasileira. Palavras como “pasteurização domiciliar” podem confundir, mas não são apoiadas em pautas oficiais. Sempre confira a atualidade das normas.

No contexto de concursos, o domínio dos protocolos oficiais e a leitura crítica das alternativas são fundamentais para o sucesso!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a E: deve-se proceder com o banho do recém-nascido, em água corrente, ainda na sala de parto. Isso porque é importante que o recém-nascido seja banhado logo após o nascimento para remover possíveis resíduos do parto que possam estar presentes em sua pele. Além disso, o banho também ajuda a regular a temperatura corporal do bebê. No caso de recém-nascidos de mães portadoras do vírus HIV, esse cuidado é ainda mais importante para minimizar os riscos de contaminação da criança pelo vírus. É importante ressaltar que os demais cuidados, como a administração do AZT e a pasteurização do leite, também são importantes e devem ser realizados conforme as orientações do Ministério da Saúde.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo