A paralisia cerebral (PC) designa um grupo de distúrbios neu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1818078 Fisioterapia
A paralisia cerebral (PC) designa um grupo de distúrbios neurológicos permanentes e de caráter não progressivo que ocorrem no feto e no cérebro infantil em desenvolvimento, causando especialmente distúrbios no desenvolvimento motor e da postura. Tais distúrbios se caracterizam pela falta de controle sobre os movimentos, pelas modificações adaptativas do comprimento dos músculos e, em alguns casos, por deformidades ósseas. O tratamento fisioterapêutico de um paciente com PC precisa considerar sua classificação, conforme os sinais clínicos evidentes.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a classificação da PC, conforme os sinais clínicos.
( ) A forma espástica representa a maioria dos casos de PC e apresenta características de lesão de primeiro neurônio motor.

( ) A forma atáxica é mais rara e apresenta um quadro dominado pela incoordenação estática e cinética, com sinais de comprometimento do cerebelo.

( ) A forma atetósica apresenta sinais de comprometimento do sistema extrapiramidal, com presença de movimentos involuntários tanto no repouso quanto durante os movimentos intencionais. ( ) A forma hipotônica apresenta-se com grave diminuição da função motora e combina características das formas atetoide e atáxica; tipicamente, essa condição é muito comum em casos de traumatismo craniano e hidrocefalia.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas