No segundo parágrafo, estão presentes as idéias de que a paz...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q39055 Português
O valor da vida é de tal magnitude que, até mesmo
nos momentos mais graves, quando tudo parece perdido
dadas as condições mais excepcionais e precárias - como
nos conflitos internacionais, na hora em que o direito da
força se instala negando o próprio Direito, e quando tudo é
paradoxal e inconcebível -, ainda assim a intuição humana
tenta protegê-lo contra a insânia coletiva, criando regras que
impeçam a prática de crueldades inúteis.
Quando a paz passa a ser apenas um instante entre
dois tumultos, o homem tenta encontrar nos céus do amanhã
uma aurora de salvação. A ciência, de forma desesperada,
convoca os cientistas a se debruçarem sobre as mesas de
seus laboratórios, na procura de meios salvadores da vida.
Nas salas de conversação internacionais, mesmo entre
intrigas e astúcias, os líderes do mundo inteiro tentam se
reencontrar com a mais irrecusável de suas normas:
o respeito pela vida humana.
Assim, no âmago de todos os valores, está o mais
indeclinável de todos eles: a vida humana. Sem ela, não
existe a pessoa humana, não existe a base de sua identidade.
Mesmo diante da proletária tragédia de cada homem e de
cada mulher, quase naufragados na luta desesperada pela
sobrevivência do dia-a-dia, ninguém abre mão do seu direito
de viver. Essa consciência é que faz a vida mais que um
bem: um valor.
A partir dessa concepção, hoje, mais ainda, a vida
passa a ser respeitada e protegida não só como um bem
afetivo ou patrimonial, mas pelo valor ético de que ela se
reveste. Não se constitui apenas de um meio de
continuidade biológica, mas de uma qualidade e de uma
dignidade que faz com que cada um realize seu destino de
criatura humana.

Internet: . Acesso em ago./2004 (com adaptações).


Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

No segundo parágrafo, estão presentes as idéias de que a paz é ilusória, não passando de um instante apenas de trégua entre dois tumultos, e de que, para mantê-la, os cientistas se desdobram à procura de fórmulas salvadoras da humanidade e os líderes mundiais se encontram para preservar o respeito recíproco.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E (errado)

Tema central: Interpretação de textos — especificamente, a compreensão das ideias explícitas e implícitas em um segmento.

Segundo a norma-padrão e as melhores gramáticas (como Bechara e Cunha & Cintra), a interpretação exige que o candidato relacione exatamente o conteúdo do texto com o que está sendo afirmado pelo enunciado, sem extrapolações ou generalizações.

Justificativa da alternativa correta:

O trecho analisado realmente afirma que "a paz passa a ser apenas um instante entre dois tumultos", logo há uma ideia de efemeridade da paz. Contudo, a sequência do parágrafo deixa claro que:

  • A busca dos cientistas ("a ciência [...] convoca os cientistas a se debruçarem [...] na procura de meios salvadores da vida") tem como foco central salvar a vida, e não exatamente manter a paz.
  • Os líderes mundiais reúnem-se para buscar "o respeito pela vida humana", não explicitamente para o "respeito recíproco" ou a manutenção da paz.

Ponto-chave: A questão erra ao atribuir aos cientistas e líderes mundiais a intenção de manter a paz como se esse fosse o cerne de suas ações, enquanto o texto destaca o valor da vida e seus esforços para protegê-la.

Análise crítica das alternativas:

  • Certo: Incorreto. Desvirtua o foco do texto, pois projeta uma intenção central (manter a paz) que não se encontra expressa de forma explícita no segmento.
  • Errado: Correto, pois representa a leitura fiel do texto e o respeito à coerência textual, conforme preconizam as gramáticas normativas.

Estrategicamente: Evite interpretar além do que o texto diz. Muitas bancas cobram o entendimento fiel, sem adicionar intenções ou ampliar sentidos. Palavras como "para", "com o objetivo de", "visando" exigem atenção máxima na prova.

Resumo da regra: Segundo Cunha & Cintra, interpretação de texto exige fundamentação no que está explícito e na lógica textual, nunca em suposições ou extensões de sentido.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADA.

No texto na verdade não fala que a paz é ilusória (definitivamente), mas sim no seu caráter temporal. Quando a paz.......
Errado

... Também não fala em: "... os líderes mundias se encontram para preservar o respeito recíproco."

O texto fala:


"Nas salas de conversação internacionais, mesmo entre intrigas e astúcias, os líderes do mundo inteiro tentam se reencontrar com a mais irrecusável de suas normas: o respeito pela vida humana."
Essas questões do CESPE são um problema..
Se o examinador achar que ilusório seria, na cabeça dele, por que a paz não se instala definitivamente, não existe, porque é rápida, logo é uma ilusão (como figura de linguagem) achar que se encontra em paz, Então quem acertou estaria errado.

Achei muito subjetiva.

O parágrafo em questão coloca a paz como algo instável, sensível e quando há risco de desaparecer deve ser resgatada.

Portanto não é algo ILUSÓRIO.

Dá para resolver a questão já no começo, quando o examinador afirma:

... de que a paz é ilusória, NÃO PASSANDO de um instante...

pois, o texto diz que a paz PASSA A SER APENAS UM INSTANTE....

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo