O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1009968 Odontologia

Segundo WHITE & PHAROAH (2015), o fator fundamental que prejudica a qualidade da imagem da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) é o artefato da imagem. Um artefato é qualquer distorção ou erro na imagem que não está relacionado com o assunto que está sendo estudado. Em relação aos artefatos de imagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.


( ) O movimento do paciente pode causar o registro incorreto de dados, que aparecem como contornos duplos na imagem reconstruída. Quanto menor for o tamanho do voxel (i.e.., quanto maior for a resolução espacial), menor será o movimento necessário para provocar o desalinhamento das estruturas. Esse problema pode ser minimizado por meio da restrição da cabeça e utilizando-se um tempo de digitalização tão curto quanto possível.

( ) A subamostragem do objeto pode ocorrer quando muito poucas projeções básicas são fornecidas para a reconstrução da imagem ou quando arcos de trajetória de rotação estão incompletos. Uma amostra de dados reduzida leva a registro incorreto, bordas agudas e imagens com muito ruído, como resultado de serrilhado, que aparecem como estrias finas

( ) Normalmente, os artefatos relacionados à digitalização aparecem como estrias circulares ou anelares decorrentes de imperfeições na detecção do digitalizador ou calibração ruim.

( ) A TCFC inerentemente tem menos artefatos que as imagens de tomografia computadorizada com multidetectores (TCMD) devido ao espectro de energia mais baixo utilizado, à geometria do feixe cônico e à introdução de considerações adicionais, como serrilhados causados por divergência de feixe cônico, dispersão, e um nível de ruído geralmente mais elevado.

( ) O efeito de feixe cônico é uma fonte potencial de artefatos, especialmente nas porções periféricas do volume digitalizado.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!