O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2014 - PM-SP - Soldado da PM |
Q753502 Português
Vide Bula
  Eu só comecei a ler bulas quando passei dos 60 anos. E fiquei muito assustado. Quando meu médico me receita um remédio e eu começo a ler a bula, fico logo aflito. Todo remé­dio que tomo pode causar problemas sérios aos pacientes. Visão turva, desmaios, diarréias, batimentos cardíacos acelerados, tontura, enjoos. É assustador. E o pior é quando resolvo ler a bula depois de tomar o remédio. Imediatamente começo a sentir todos esses efeitos colaterais. É tiro e quase queda.
  O único alívio que sinto é quando vejo na bula que ingerindo tal remédio eu não posso dirigir trator nem andar a cavalo. Penso com os meus botões:
  — Estou salvo!
  Estou salvo porque não existe a menor possibilidade de em São Paulo eu dirigir um trator nem subir num manga-larga. Mas, como já passei dos 60, e às vezes ando meio esquecido, vou logo avisando aqui em casa:
— Atenção todos! Nào me deixem esquecer! Aqui na bula diz que não posso dirigir trator nem andar a cavalo!
(Alberto Villas, vvwvv.cartacapital.com br/ politicaVide-bula-9147.html. 17.10.2013. Adaptado)
Na frase - Não me deixem esquecer! a forma verbal destacada está no modo imperativo, expressando um pedido, uma recomendação. Também está no modo imperativo a forma verbal destacada em:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!