A infância é um período especialmente dinâmico durante o qua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090090 Fisioterapia
A infância é um período especialmente dinâmico durante o qual a mielinização e as associações sinápticas ocorrem com grande velocidade. Durante os dois primeiros anos de vida existe um crescimento com aceleração positiva sob o ponto de vista de ganho de peso, estatura, aquisições motoras e cognitivas; no entanto, como o cérebro imaturo é vulnerável, intercorrências neurológicas durante essa fase podem interferir e mesmo interromper esse processo, determinando o comprometimento de uma vida futura normal. A epilepsia é definida como “um distúrbio cerebral caracterizado pela predisposição persistente do cérebro para gerar crises epilépticas e, pelas consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais dessa condição”. Para entender melhor as crises, em 2010, a Comissão de Terminologia, da International League Against Epilepsy (ILAE) reconheceu 3 tipos. Em relação a tais tipos de epilepsias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Crises focais: originam-se em redes neuronais limitadas a um hemisfério. O local de início é consistente, embora possa haver variabilidade caracterizando semiologias diferentes (autonômica, motora, sensitivo-sensorial, psíquica) e não comprometem necessariamente a consciência. Essas crises podem apresentar um padrão de propagação envolvendo ambos os hemisférios e se transformar em crises epilépticas bilaterais convulsivas, ou seja, aquelas que apresentam componentes tônicos, clônicos ou tônico-clônicos.
( ) Crises generalizadas: podem ser corticais ou subcorticais, nascem em um determinado local e rapidamente se propagam, envolvendo redes neurais bilaterais, podendo ser simétricas ou assimétricas. Semiologicamente, crises generalizadas são tônico-clônicas, podem ou não estar associadas a ausências (típicas, atípicas, mioclônicas), mioclonias palpebrais, mioclonias tônicas ou atônicas e a componentes tônicos, atônicos e clônicos de forma isolada.
( ) Crises neonatais: podem ser focais ou generalizadas.
A sequência está correta em
Alternativas