Afasia é uma das patologias de linguagem mais complexas, que...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090084 Fisioterapia
Afasia é uma das patologias de linguagem mais complexas, que gera muitos questionamentos entre os profissionais que trabalham na reabilitação do sujeito afásico, os quais devem entender e ter a distinção bem clara entre afasia e sujeito afásico. Algumas patologias como acidentes vasculares encefálicos; tumores cerebrais; aneurismas; traumatismos cranioencefálicos; e, infecções podem causar distúrbios de linguagem. Dessa forma, a afasia pode ser definida como perda ou deterioração da linguagem adquirida por dano cerebral. Dentre os principais quadros de afasia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Afasia de broca: é a afasia que tem como causa mais conhecida a lesão no córtex auditivo de associação, no giro superior do lobo temporal do hemisfério esquerdo. É uma afasia fluente, mas há deficit de compreensão. Há fala fluente com aparente gramaticalidade (melodia e ritmos adequados). É caracterizada pela emissão de fala e repetição fluentes, mas sem sentido, com má compreensão de palavras e frases. Decorre, tipicamente, de uma isquemia no córtex temporal póstero-superior, na distribuição da divisão inferior da Artéria Cerebral Média (ACM) esquerda.
( ) Afasia de Wernicke: é decorrente de lesão na parte inferior da terceira circunvolução frontal do hemisfério esquerdo. É considerada uma afasia não fluente; não há linguagem expressiva; há presença de fala laboriosa e com significado; presença de agramatismo; pausas de grau variado; anomia; reconhecimento das incorreções da fala; melhor desempenho na leitura do que na escrita; problemas de compreensão em grau mais leve. Os indivíduos com esta afasia frequentemente têm dificuldade de entender frases sintaticamente complexas ou semanticamente reversíveis (como “toque no nariz depois de tocar no pé”), mas, não têm muitos problemas para entender frases simples e semanticamente não reversíveis. Esse conjunto de síndromes geralmente, está associado a uma isquemia ou outras lesões do córtex frontal póstero-inferior esquerdo, na distribuição da divisão superior da Artéria Cerebral Média (ACM) esquerda.
( ) Afasia de condução: é ocasionada por lesão que rompe os axônios que conectam a área Wernicke com área de broca. É caracterizada pela dificuldade que o paciente apresenta em repetir palavras, principalmente as palavras sem significado, embora haja compreensão e produção de fala e linguagem adequadas; a fala é fluente e com significado; compreensão relativamente boa com preservação da leitura e escrita.
A sequência está correta em 
Alternativas