A sensibilidade corporal é, possivelmente, a modalidade sens...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090078 Fisioterapia
A sensibilidade corporal é, possivelmente, a modalidade sensorial mais antiga entre os animais. Originou-se da sensibilidade da própria célula, como nos protozoários, capazes de modificar o trajeto de seu movimento quando são atingidos por estímulos físicos ou químicos provenientes do meio. Os organismos multicelulares desenvolveram um sistema nervoso; os primeiros neurônios tiveram uma natureza sensorial, permitindo que os animais percebessem os estímulos externos que tocavam o seu corpo, assim como os estímulos internos resultantes da movimentação e do funcionamento dos órgãos. As extremidades receptoras das fibras sensoriais formam especializações morfofuncionais características e, por isso, recebem denominações diferentes, que incluem os nomes dos histologistas que primeiro as descreveram. Em relação a tais estruturas, analise as afirmativas a seguir.
I. Os corpúsculos de Meissner e de Pacini são semelhantes em forma e função; ambos são encapsulados, isto é, envolvidos por estruturas conjuntivas que formam uma espécie de bolsa em tomo da extremidade receptora da fibra. Localizam-se na derme profunda (os de Pacini) e na borda da derme com a epiderme (os de Meissner). Por serem fásicos, são sensíveis a estímulos vibratórios rápidos (os de Pacini) e mais lentos (os de Meissner). Isso lhes confere grande importância na identificação de texturas dos objetos que entram em contato com a pele glabra (sem pelos). Provavelmente, é através desses receptores que identificamos com a mão as superfícies lisas e as mais rugosas e conseguimos diferenciá-las. Ambos os receptores, juntos, respondem por cerca de 50% da inervação sensorial da mão.
II. Os corpúsculos de Ruffini são encapsulados, situados na derme profunda, e ligados a fibras sensoriais mielínicas rápidas. Diferem dos corpúsculos de Meissner e de Pacini por serem tônicos, o que não lhes confere sensibilidade vibratória. Entretanto, parecem sensíveis à indentação e ao estiramento da pele e, também, ao estiramento dos ligamentos de tendões. Respondem por cerca de 20% da inervação sensorial da mão.
III. Os discos de Merkel são pequenas arborizações das extremidades receptoras de fibras sensoriais mielínicas. Na ponta de cada uma delas existe uma expansão em forma de disco, estreitamente associada a uma ou duas células epiteliais. Como essas células epiteliais, observadas ao microscópio eletrônico, apresentam vesículas secretoras, especula-se que elas exerçam influências hormonais sobre o processo de transdução que os discos de Merkel efetuam. Estes são tônicos, situados na epiderme, e parecem envolvidos com informações de tato e pressão contínuas, que talvez contribuam para a percepção estática da forma dos objetos. Representam cerca de 25% da inervação da mão; são particularmente densos nos dedos, lábios e genitália externa.
Está correto o que se afirma em
Alternativas