O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: PM-MA Prova: CESPE - 2017 - PM-MA - 1º Tenente - Médico |
Q858346 Medicina

     Uma paciente de setenta e sete anos de idade, diabética havia quinze anos, compareceu ao atendimento médico relatando episódios de dor retroesternal em queimação de moderada intensidade havia um mês e que geralmente surgia quando ela subia escadas ou andava aceleradamente, mas que desaparecia espontaneamente, em menos de cinco minutos, após o término do esforço. A paciente informou que, na última semana antes do atendimento médico, havia observado que tais episódios ocorriam a esforços menores que os habituais, como tomar banho. Um dia antes do atendimento ela teve um episódio de dor semelhante, porém de maior intensidade, que a despertou do sono e que desapareceu em torno de vinte minutos. No momento da consulta, a paciente estava assintomática. Ao exame físico, apresentava saturação de oxigênio (em ar ambiente) de 95%, pressão arterial de 134 mmHg × 74 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 92 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros. O restante do exame físico foi normal. Os resultados dos exames laboratoriais foram os seguintes: triglicerídeos de 155 mg/dL, colesterol total de 204 mg/dL; HDL colesterol de 39 mg/dL, LDL colesterol de 134 mg/dL, glicemia 118 mg/dL. A dosagem de CK-MB massa e troponina da admissão no pronto-socorro foram normais. O exame de eletrocardiograma (com calibração padrão) evidenciou o resultado mostrado na figura a seguir.


No que se refere a esse caso clínico, julgue o item a seguir.

A paciente deve ser orientada a retornar com novo perfil lipídico após três meses de dieta com redução da ingestão de gordura trans e saturada e, caso os exames indiquem persistência dos níveis de LDL colesterol acima de 100 mg/dL, deve iniciar o uso de sinvastatina.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!