Paciente do sexo feminino, 58 anos, procurou o gastroenterol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2192096 Medicina
Paciente do sexo feminino, 58 anos, procurou o gastroenterologista, informando que a irmã estava em tratamento devido à adeno carcinoma do cólon. Relata na consulta que apresenta alterações da consistência das fezes e que apresentou três episódios de sangue vivo junto às fezes nos últimos meses. Ao exame clínico, não apresenta alterações significativas em seus exames laboratoriais de rotina (hemograma, glicemia, ureia, creatinina, velocidade de hemossedimentação e calprotectina fecal). Foi então solicitada uma colonoscopia que apresentou a seguinte conclusão:
“Preparo do cólon em boas condições com classificação 9 de Boston. Exame realizado com videocolonoscopia, examinados todos os seguimentos, inclusive transpondo a válvula ileocecal, com o íleo terminal de aspecto normal. No cólon ascende e na região do sigmoide, observa-se a presença de 5 pólipos, sendo 2 no ascendente e 3 no sigmoide, todos com menos de 10 mm, ressecados a frio com pinça de biópsias convencional.
Na anatomia patológica apresentou a seguinte conclusão:
I) Pólipos do ascendente do tipo adenoma tubular sem lesões displasias associadas. II) Pólipos do sigmoide, do tipo adenoma tubular sem lesões displasias associadas.
Diante dos achados endoscópicos e anátomo patológico, qual deverá ser o intervalo de controle colonoscópio a ser orientado pelo gastroenterologista dessa paciente? 
Alternativas