Uma das formas de se obter energia térmica é através da comb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781760 Física
Uma das formas de se obter energia térmica é através da combustão ou queima de materiais. Cada substância na sua queima libera uma quantidade de calor diferente. A quantidade de calor que cada substância libera na combustão é chamada calor de combustão. Considere que um fogareiro com um botijão de gás permite aquecer no máximo 225 litros de água de 20°C até 100°C e que o calor de combustão do gás é de 6000 kcal/kg. Sendo assim, esse é um botijão de:
(Considere: densidade da água = 1 g/cm³.)
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qágua =

M*c*delta T =

225*1*(100-20) =

18000cal

gás -

Qgás = M*c*delta T

18000 = M *6000

M = 3 Kg

 

1) Q=m*delta T

6000=m* (100-80) m=75

2) rô=m/v

m=rô*v

m = 1000kg/m³ * 225*10^-3

m = 225

ENTÃO : MASSA ÁGUA/MASSA GÁS

225/75 = 3KG

LETRA B

massa da água = Densidade x Volume= 225 kg

Calor Necessário -> Q = M x C x Variação de Temperatura

calor específico da água (c) = 1

variação de temperatura = 100°C - 20°C = 80°C

calor necessário (Q) = massa x calor específico x variação de temperatura

Q = 225 x 1 x 80 = 18000 kcal

massa de gás necessária:

calor de combustão do gás = 6000

massa de gás = Calor necessário / Calor de combustão

massa de gás = 18000 / 6000 = 3 kg

gabarito letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo