Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, marque a opção cor...
A gengiva é a porção da mucosa __________________que recobre o processo alveolar e envolve a região cervical dos dentes. Ela é composta por uma camada _______________ e um tecido conjuntivo subjacente, denominado lâmina própria. A definição de sua forma e textura ocorre em conjunto com a erupção dentária.
Na direção da coroa dentária, a gengiva apresenta coloração rósea e termina na margem gengival livre, que possui um contorno festonado. Apicalmente, ela se conecta à mucosa ________________, que é mais frouxa e de coloração vermelha mais intensa. Essa transição é geralmente demarcada por uma linha visível chamada junção mucogengival.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Anatomia e histologia da mucosa oral aplicadas à Periodontia, com foco na classificação da mucosa, camadas teciduais e limites clínicos (junção mucogengival).
Gabarito: C — mastigatória / epitelial / alveolar
Por que está correta? A gengiva integra a mucosa mastigatória (gengiva e palato duro), desenhada para suportar forças mastigatórias; é usualmente queratinizada ou paraceratinizada. Histologicamente, toda mucosa é composta por um epitélio de revestimento e um tecido conjuntivo subjacente chamado lâmina própria. Apicalmente, a gengiva contínua-se com a mucosa alveolar, que é mais frouxa, móvel e de coloração vermelho-viva, e essa transição é a junção mucogengival. Esses conceitos são clássicos em Carranza’s Clinical Periodontology, Lindhe’s Clinical Periodontology and Implantology e Ten Cate (Histologia Oral).
Análise das alternativas incorretas
A - “de revestimento / fibrosa / mastigatória”: A gengiva não é mucosa de revestimento (lining), mas sim mastigatória. “Camada fibrosa” é inadequado, pois o enunciado já separa o epitélio do tecido conjuntivo (lâmina própria). A mucosa que se segue apicalmente não é mastigatória, e sim alveolar (pertencente à mucosa de revestimento).
B - “especializada / vascular / de revestimento”: “Especializada” refere-se ao dorso da língua (papilas gustativas), não à gengiva. “Vascular” não é a camada de revestimento; a correta é epitelial. E a transição deve nomear especificamente a mucosa alveolar, não apenas o tipo “de revestimento”.
D - “mastigatória / endotelial / oral”: “Endotelial” descreve o endotélio vascular, não o epitélio da mucosa oral. “Oral” é termo genérico; o correto é especificar mucosa alveolar.
Estratégia de prova: - Diferencie os três tipos de mucosa oral: mastigatória (gengiva, palato duro), de revestimento (alveolar, jugal, labial, assoalho, palato mole) e especializada (dorso da língua). - Ao ver “lâmina própria”, a camada que a antecede é o epitélio. - Lembre que a mucosa apical à gengiva é a alveolar, mais vermelha e móvel, separada pela junção mucogengival.
Fontes recomendadas: Carranza’s Clinical Periodontology; Lindhe’s Clinical Periodontology and Implantology; Ten Cate – Histologia Oral; posicionamentos da American Academy of Periodontology e revisões no UpToDate (mucosa oral e anatomia periodontal).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo