O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1040426 Não definido

O termo “modalismo” foi introduzido pelo historiador alemão Adolf von Harnak para descrever o elemento comum a um grupo de heresias relacionadas à Trindade, que eram associadas, ao final do século II, a Noetus e Praxeas e, no século III, a Sabélio. Cada um desses escritores estava interessado em resguardar a unidade da Trindade, temendo um lapso que levasse a alguma forma de triteísmo, como uma decorrência da doutrina da Trindade. Essa vigorosa defesa da absoluta unidade de Deus (frequentemente conhecida como “monarquismo”, termo derivado da palavra grega monarchia, que significa “um único princípio de autoridade”) levou esses escritores a insistir na hipótese de que a revelação pessoal de um único Deus aconteceu de distintas maneiras e em distintas épocas. (MCGRATH, Alister E. Teologia Sistemática, histórica e filosófica. São Paulo: Shedd, 2005, p.382).


Considerando a doutrina de Sabélio exposta nesse texto, avalie as seguintes asserções:

I. O Deus único é revelado como criador do mundo e da lei. De acordo com esse modo, Deus é conhecido como “o Pai”. A primeira criatura de Jeová é, a seguir, revelado como salvador, na pessoa de Jesus Cristo. De acordo com esse modo, Deus é conhecido como “o Filho”. O mesmo Deus é, posteriormente, revelado como aquele que santifica e dá a vida eterna. De acordo com esse modo, Deus é conhecido como “o Espírito Santo”.


PORQUE


II. O modalismo nos convida a imaginar a Trindade como constituída por três seres iguais; independentes a autônomos, cada um dos quais é divino.


Segundo a doutrina de Sabélio, assinale a alternativa correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!