O uso de qual dos sais minerais relacionados abaixo é recome...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda o uso de sais minerais no tratamento da diarreia aguda em crianças, um ponto fundamental na redução das complicações e mortalidade infantis, especialmente em países em desenvolvimento.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa C) Zinco está correta. O zinco é suplementado rotineiramente no manejo da diarreia aguda em pediatria conforme recomendação da OMS e UNICEF. Segundo a “Declaração conjunta da OMS e UNICEF sobre diarreia aguda”, há dois avanços que podem salvar milhares de vidas: soluções de reidratação oral com baixa osmolaridade e suplementação com zinco. A Sociedade Brasileira de Pediatria também endossa esse protocolo, ressaltando em seu guia que “o uso do zinco reduz a duração, gravidade e recorrência dos episódios diarreicos”.
O mecanismo de ação do zinco envolve a modulação do sistema imunológico e a promoção da integridade da mucosa intestinal, favorecendo a cicatrização e reduzindo perdas hídricas intestinais. Estudos clínicos mostraram que o zinco reduz em média um dia de doença e diminui novas ocorrências.
Análise das alternativas incorretas:
- A) Ferro: Essencial no tratamento da anemia, mas não há benefício comprovado na fase aguda da diarreia. O ferro não reduz gravidade nem duração dos episódios diarreicos segundo as diretrizes clínicas.
- B) Selênio: Embora atue em mecanismos antioxidantes, não possui recomendação internacional para uso em diarreia aguda.
- D) Cromo: Envolvido no metabolismo de carboidratos; não apresenta papel terapêutico na diarreia aguda infantil.
Estratégias e pegadinhas:
Questões como essa testam o conhecimento de diretrizes e atualizações internacionais. Atenção para diferenciação entre sais minerais essenciais ao tratamento da diarreia e àqueles sem respaldo científico específico. Termos como “OMS/UNICEF” sinalizam que a resposta deve estar embasada em protocolos robustos, e não apenas em funções metabólicas gerais dos micronutrientes.
Referências:
“Tratamento clínico da diarreia aguda: Declaração conjunta da OMS e do UNICEF”.
“Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento” – Sociedade Brasileira de Pediatria.
UpToDate: Acute diarrhea in children: management and prevention.
Nelson Tratado de Pediatria, 21ª edição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo