Na fase I da curva padrão de capnografia, mesmo após inicia...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda a interpretação do capnograma, ferramenta essencial na monitorização anestésica, relacionando a fisiologia respiratória ao padrão observado na fase I da capnografia.
Comentário da alternativa correta (C):
Durante a fase I da capnografia (linha de base), a expiração inicial elimina o ar do espaço morto anatômico (vias aéreas superiores, traqueia e brônquios até bronquíolos terminais). Este ar não participou das trocas gasosas nos alvéolos e, por isso, sua concentração de dióxido de carbono (PETCO2) é próxima de zero. Como reforçado pela literatura médica, “o ar exalado nesta fase provém do espaço morto anatômico, resultando em concentração quase nula de CO2” (vide Capnografia, Universidade Federal de Santa Catarina, p. 2).
Análise das alternativas incorretas:
A) da zona mista de ar: Incorreta. “Zona mista” não é termo reconhecido tecnicamente em fisiologia pulmonar, podendo confundir o candidato.
B) dos bronquíolos respiratórios: São vias aéreas de transição, já realizam parte das trocas gasosas, portanto não representam puramente o espaço morto anatômico.
D) da região alveolar: Errado. O ar proveniente dos alvéolos se manifesta apenas a partir da fase II, com aumento progressivo do CO2.
E) de regiões atelectasiadas: Atelectasia corresponde a áreas de colapso pulmonar, que não participam da ventilação ou exalação inicial. Não contribuem para a fase I do capnograma.
Dica de prova: Atente-se ao conceito de espaço morto e à sequência das fases do capnograma. O início da expiração sempre expulsa o ar das vias condutivas (espaço morto), sem CO2. Palavras ou termos não padronizados em opções geralmente indicam armadilha.
Segundo o Manual de Anestesia de Miller, “a capnografia é a forma mais sensível de monitorar ventilação, revelando padrões respiratórios e alterações fisiológicas em tempo real”. O entendimento de suas fases é fundamental para o manejo seguro do paciente anestesiado.
Gabarito: C) do espaço morto anatômico
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo