Quando uma variável de estado pode ser controlada em um perí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649053 Engenharia de Automação
Quando uma variável de estado pode ser controlada em um período de tempo finito por algum sinal de controle não forçado (natural), o sistema de controle é denominado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B – controlável.

Tema central da questão: O conceito cobrado é controlabilidade, fundamental na análise e projeto de sistemas de controle, especialmente em Engenharia de Automação.

Resumo teórico: Um sistema é controlável quando conseguimos levar qualquer estado do sistema a qualquer outro estado desejado, em tempo finito, por meio de uma entrada de controle apropriada. Em termos práticos, isso significa que, independentemente do estado inicial do sistema, existe um sinal de controle capaz de conduzi-lo ao estado desejado. Esse conceito é essencial para garantir que o sistema possa ser realmente manipulado e regulado conforme necessário.

Esse conceito está bem fundamentado em livros clássicos como “Modern Control Engineering” de Katsuhiko Ogata e nas normas de sistemas dinâmicos lineares.

Justificativa da alternativa correta (B): A alternativa B é a correta porque descreve exatamente a definição de controlabilidade: a possibilidade de controlar qualquer variável de estado do sistema a partir de um sinal de controle apropriado em um tempo finito.

Análise das alternativas incorretas:

  • A – Observável: Diz respeito à capacidade de determinar o estado interno do sistema a partir das saídas, não ao controle das variáveis de estado.
  • C – Programável: Não é um termo técnico relacionado à manipulação de variáveis de estado em sistemas de controle.
  • D – Combinacional: Refere-se a circuitos digitais sem memória, não aplicável a sistemas dinâmicos de controle.
  • E – Sequencial: Relaciona-se a circuitos digitais com memória, não ao controle de variáveis de estado em sistemas dinâmicos.

Dica para provas: Fique atento a palavras-chave como “controlar variáveis de estado em tempo finito”; elas quase sempre indicam o conceito de controlabilidade. Evite confundir com observabilidade (ligada à medição dos estados).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo