Observe o trecho abaixo. "Melhor do que outros conhecia as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3221198 Português

COM O CACHORRO AO LADO 


Toda manhã saía levando o cachorro a passear. Era uma boa justificativa o cachorro, para ele que, aposentado, talvez não tivesse outra. la caminhando devagar até a avenida junto ao mar, e lá chegando deixava-se ficar num banco, o olhar posto nos navios fundeados ao largo. Havia sempre muitos navios. No seu tempo de prático, navios não precisavam esperar. De lancha ou rebocador, em calmaria ou em tempestade, ele cruzava a barra e, no mar aberto, se aproximava do casco tão mais alto do que sua própria embarcação, olhava para cima avaliando a distância, começava a subir pela escadinha ondeante. Havia riscos. Muitas vezes chegara na ponte de comando encharcado. Mas era o que sabia fazer, e o fazia melhor do que outros. Melhor do que outros conhecia as lajes submersas, os bancos de areia, as correntezas todas daquele porto, e nele conduzia os navios como se a água fosse vidro e ele visse o que para os demais era oculto. Os navios entravam no porto como cegos guiados por quem vê. Havia sido um belo trabalho. Agora sentava-se no banco junto ao mar, e olhava ao longe os navios. Sabia que não estavam ali à espera do prático. O tráfego marítimo havia aumentado ano a ano, e aos poucos tornara-se necessário esperar por uma vaga no porto, como em qualquer estacionamento de automóveis. Mas, sentado no banco. com o cachorro deitado a seu lado, gostava de pensar que na névoa da manhã os navios esperavam por ele, esperavam a lancha ou o rebocador que o traria até junto do alto casco, quando então levantaria a cabeça avaliando a distância antes de começar a subir. Um a um, aqueles navios agora cravados na água como se na rocha, sairiam da névoa e, comandados por ele cruzariam a barra entrando no porto. Progressivamente, o horizonte ficaria despovoado. Seus devaneios chegavam só até esse ponto, só até o horizonte desimpedido. Acrescentava ainda um lamento de sirene, longo. Depois se levantava do banco. О cachorro se levantava do chão. O passeio da manhã estava terminado.


COLASANTI, Marina. Hora de alimentar serpentes. São Paulo:

Editora Global, 2013.

Observe o trecho abaixo.


"Melhor do que outros conhecia as lajes submersas, os bancos de areia, as correntezas (...)".


Assinale a opção em que o termo destacado NÃO tem a mesma função sintática da expressão sublinhada acima.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação da Questão

A questão aborda a função sintática de termos em frases. A expressão sublinhada "de areia" no excerto apresentado exerce a função de complemento nominal, que é um termo que completa o sentido de um substantivo, indicando a que ele se refere.

Alternativa Correta: A - "O povo manifesta resistência à construção de usinas térmicas." Nesta frase, "de usinas térmicas" é um complemento nominal que especifica o tipo de construção. Assim, a função sintática é a mesma da expressão "de areia." Portanto, esta alternativa não possui a mesma função sintática que a expressão do texto base.

Justificativa das Alternativas Incorretas

B - "O livro antigo estava exposto na nova estante da biblioteca." Aqui, "da biblioteca" também funciona como complemento nominal, especificando a quem pertence a estante. Portanto, tem a mesma função que "de areia."

C - "A culinária da Bahia é valorizada por sua diversidade de sabores." "Da Bahia" indica a origem da culinária e é um complemento nominal, igualando-se à função de "de areia."

D - "Adquiriu um dicionário de espanhol para aprimorar as habilidades." "De espanhol" especifica o tipo de dicionário, funcionando também como complemento nominal, assim como "de areia."

E - "As luzes da cidade já estão iluminando as ruas desertas." "Da cidade" é um complemento que define a que cidade as luzes pertencem, mantendo a função sintática similar à de "de areia."

Portanto, a alternativa A é a única que não apresenta a mesma função sintática que a expressão "de areia."

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo