Conforme advoga Giambíagi (2016), com relação à economia br...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (43)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão referente ao período da economia brasileira entre 1995 e 1998, conforme advoga Giambiagi (2016). Nesse contexto, é crucial entender o impacto do Plano Real e as questões macroeconômicas emergentes nesse período.
O Plano Real, lançado em 1994, teve como foco estabilizar a economia e controlar a hiperinflação no Brasil. Ele é amplamente reconhecido por seu sucesso em reduzir drasticamente as taxas inflacionárias, mas trouxe consigo alguns desafios econômicos, especialmente no campo fiscal e externo.
Alternativa Correta: A - O Plano Real foi muito bem-sucedido no controle da inflação. O problema é que, paralelamente a esse êxito, a gestão macroeconômica deixava expostos um desequilíbrio externo crescente e uma séria crise fiscal.
Essa alternativa é a correta, pois reflete a realidade dos anos seguintes ao lançamento do Plano Real. Embora tenha estabilizado a inflação, o Brasil enfrentou dificuldades com um aumento do déficit em conta corrente e problemas fiscais. O câmbio valorizado, parte da estratégia inicial, tornou-se uma preocupação devido ao crescimento do déficit e ao endividamento.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
B - O grande aumento das exportações, que se seguiu ao Plano Real, combinado com um desempenho ruim das importações, favoreceu a balança comercial brasileira, principalmente entre os anos 1995 e 1997.
Essa alternativa está incorreta. Na verdade, o câmbio valorizado pós-Plano Real encareceu as exportações e tornou os produtos importados mais baratos, levando a um déficit na balança comercial.
C - A balança de serviços e rendas apresentou superávit no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, com pagamentos decrescentes de juros, lucros e dividendos.
Essa alternativa é incorreta, pois a balança de serviços e rendas continuou apresentando déficit, em parte devido ao pagamento de juros da dívida externa e remessas de lucros e dividendos ao exterior.
D - Verificou-se, ao longo do período, uma profunda melhora nos indicadores brasileiros, sobretudo no que tange ao endividamento, tanto externo como público.
Essa opção está errada. Durante esse período, o Brasil enfrentou dificuldades com o endividamento externo e público, exacerbadas por crises financeiras internacionais e problemas fiscais domésticos.
E - O superávit primário do setor público, da ordem de cinco pontos percentuais do PIB, perdurou ao longo de todo o período.
Essa afirmação também é incorreta. O superávit primário só começou a ser consistente após 1999, como parte das medidas adotadas para enfrentar a crise fiscal e estabilizar a economia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta correta:
A - o Plano Real foi muito bem-sucedido no controle da inflação. O problema é que, paralelamente a esse êxito, a gestão macroeconômica deixava expostos um desequilíbrio externo crescente e uma séria crise fiscal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo