Hoje sabe-se que metade da população encontra-se com sobrepe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q735757 Medicina
Hoje sabe-se que metade da população encontra-se com sobrepeso e com isso a cirurgia bariátrica vem ganhando destaque na mídia, o que fez com que o CFM baixasse a resolução nº 1766/05 asseverando que o tratamento cirúrgico de obesidade está indicado para pacientes com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a indicação de cirurgia bariátrica com base no Índice de Massa Corporal (IMC) e presença de comorbidades. A cirurgia bariátrica é um procedimento utilizado no tratamento de obesidade severa e suas complicações, geralmente indicado quando outros métodos de perda de peso falham.

A alternativa correta é a Alternativa A: "IMC maior que 40kg/m² associado a comorbidades ou não."

Justificativa: De acordo com a Resolução CFM nº 1766/05 e diretrizes médicas, a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com:

  • IMC ≥ 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades.
  • IMC entre 35 e 39,9 kg/m² se houver comorbidades graves associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, entre outras.

Essas diretrizes são baseadas em evidências que mostram que a cirurgia pode ajudar a reduzir o risco de doenças associadas à obesidade.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa B: "IMC maior que 35kg/m² associado a algum distúrbio psicótico ou demência."

Essa alternativa está incorreta porque distúrbios psicóticos ou demência não são considerados comorbidades que indicam cirurgia bariátrica. Na verdade, essas condições podem ser uma contraindicação relativa devido aos riscos associados à adesão ao tratamento pós-operatório.

Alternativa C: "Presença de distúrbios psicóticos ou demência, independente do IMC."

Esta alternativa está errada porque, como mencionado, distúrbios psicóticos ou demência não são critérios para indicar cirurgia bariátrica. A indicação é baseada no IMC e nas comorbidades físicas que ameaçam a saúde.

Alternativa D: "Falha no tratamento clínico visando ao controle da obesidade durante 3 meses consecutivos."

Esta resposta não é suficiente para indicar cirurgia bariátrica. As diretrizes recomendam que a falha no tratamento clínico deve ser considerada após tentativas sustentadas por pelo menos 2 anos, além do critério de IMC, conforme mencionado nas diretrizes médicas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A. O CFM (Conselho Federal de Medicina) baixou a resolução nº 1766/05 determinando que o tratamento cirúrgico de obesidade está indicado para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 40kg/m² associado a comorbidades ou não. Isso significa que pacientes com um IMC considerado grave, que é o caso do IMC maior que 40kg/m², podem ser submetidos à cirurgia bariátrica para controlar a obesidade e suas comorbidades associadas. É importante ressaltar que a cirurgia é um procedimento invasivo e que deve ser indicado somente após uma avaliação minuciosa do paciente e do seu histórico clínico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo