Segundo o professor Bohumil Med, o intervalo formado por not...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: Marinha Órgão: CFN Prova: Marinha - 2016 - CFN - Sargento Músico |
Q781587 Música
Segundo o professor Bohumil Med, o intervalo formado por notas não consecutivas chama-se
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - disjunto.

Tema central da questão:

A questão aborda o conceito de intervalos musicais, mais especificamente a classificação entre conjuntos e disjuntos. Esse tema é fundamental para quem estuda teoria musical e é cobrado frequentemente em concursos públicos para a área de música. Compreender a diferenciação entre tipos de intervalos ajuda na análise e composição musical, além de ser essencial para a leitura e interpretação de partituras.

Resumo teórico:

Na teoria musical, um intervalo é a distância entre duas notas. Os intervalos podem ser classificados de diferentes formas, conforme seu modo de execução (melódico ou harmônico) ou de acordo com a proximidade entre as notas (conjunto ou disjunto):

  • Intervalos conjuntos: são aqueles formados por notas consecutivas da escala (como Dó para Ré), chamados de segundas.
  • Intervalos disjuntos: são formados por notas não consecutivas, ou seja, há pelo menos uma nota da escala entre elas (como Dó para Mi, que é uma terça).

Esses conceitos podem ser encontrados em referências como o livro "Teoria da Música" de Bohumil Med (Editora Ricordi Brasileira), amplamente adotado em concursos públicos.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa D – disjunto é a correta, pois, conforme Bohumil Med, intervalos formados por notas não consecutivas são chamados de disjuntos. Isso ocorre quando, ao contar as notas entre as duas que formam o intervalo, há pelo menos uma nota intermediária não tocada no caminho. Por exemplo: de Dó para Mi (terça), ou de Dó para Sol (quinta).

Análise das alternativas incorretas:

  • A – harmônico: Intervalo harmônico ocorre quando as duas notas são tocadas simultaneamente, não se relaciona à questão da consecutividade das notas.
  • B – melódico: Intervalo melódico é aquele em que as notas são tocadas sucessivamente (uma após a outra), e não diz respeito à distância entre elas.
  • C – conjunto: Intervalo conjunto é o contrário de disjunto: ocorre entre notas consecutivas (segundas). Portanto, não responde à questão.
  • E – relativo: Não existe, na classificação tradicional dos intervalos, a categoria "relativo" para intervalos musicais.

Estrategias de interpretação:

Para resolver questões desse tipo, atente-se aos termos específicos do enunciado ("notas não consecutivas") e relacione-os com definições formais da teoria musical. Cuidado com pegadinhas: não confunda modo de execução (harmônico/melódico) com a relação de distância (conjunto/disjunto). Se tiver dúvida, tente exemplificar com notas no teclado ou no papel.

Fontes: Bohumil Med, "Teoria da Música" (Ricordi Brasileira); Silva, Ian Guest – "Música: Teoria e Leitura".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo