O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Torne-se assinante e aumente ainda mais sua chances de ser aprovado!

Conheça nossos planos

Questões de Concursos

Q831010 Farmácia

OMS LANÇA NOVA INICIATIVA PARA COMBATER MAIOR CAUSA DE MORTES NO MUNDO

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

22/09/2016

Mais de 17 milhões de pessoas perdem a vida, anualmente, de doenças cardiovasculares, principalmente infartos e derrames. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros lançaram a iniciativa "Global Hearts" ou "Corações Globais". O objetivo é combater a ameaça global das doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e derrames, a principal causa de morte do mundo.

Segundo a OMS, muitas das pessoas que morrem de doenças cardiovasculares foram "expostas a comportamentos poucos saudáveis", incluindo o uso de tabaco, consumo de comidas com muito sal e atividade física "inadequada". Para a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, a iniciativa Corações Globais pode salvar milhões através do aumento de medidas comprovadas para prevenir doenças cardiovasculares em comunidades e países. As ações incluem taxação do tabaco, reduzir sal na comida, detectar e tratar pessoas com alto risco e fortalecer serviços de saúde primária.

Segundo a OMS, usando tais medidas, os Estados Unidos reduziram as mortes por doenças cardiovasculares em mais de 40% e a Finlândia em 80% entre homens.

(Adaptado de: http ://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2016/09/oms-lanca-nova-iniciativa-para-combater-maior-causa-de-mortes-no-mundo/#.WOFJjG__yvlV)


A iniciativa da OMS reforça a importância de medidas preventivas, a fim de evitar o surgimento e/ou a progressão de doenças. Nesse sentido, o farmacêutico tem uma grande importância, podendo orientar os pacientes e atuar como educador em saúde.

Segundo Bisson (2016), assinale a opção que NÃO apresenta uma possível atuação do farmacêutico na prevenção de doenças.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!