Espécie exótica de lagarto é registrada em Noronha e liga a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1893103 Biologia
Espécie exótica de lagarto é registrada em Noronha e liga alerta de biólogos
A identificação de uma espécie de lagarto, até então restrita ao continente, na ilha principal do arquipélago de Fernando de Noronha, preocupou especialistas. O registro corresponde a um indivíduo do gênero Tropidurus e foi feito em janeiro de 2019. Desde então, foi o único registro deste lagarto em Fernando de Noronha.
Mesmo com o intervalo de mais de um ano sem outro avistamento do animal, os pesquisadores seguem alertas, pois sabem que a introdução de uma espécie exótica como essa pode trazer grandes impactos sobre a fauna local, principalmente sobre a mabuia (Trachylepis atlantica), espécie endêmica e único lagarto nativo do arquipélago, que possui o mesmo nicho ecológico do lagarto exótico.
Disponível em: https://www.oeco.org.br/noticias/especie-exotica-de-lagarto- e-registrada-em-noronha-e-liga-alerta-debiologos/. Acesso em: 30 jul. 2021 (adaptado).

Ilhas são espaços isolados, com alto grau de endemismo e qualquer desequilíbrio nesses locais tem um potencial mais devastador do que teria em um ecossistema continental. Em vista disso, profissionais competentes tem papel importante na fiscalização do tráfico de animais.
A introdução da espécie exótica de lagarto no arquipélago de Fernando de Noronha pode acarretar
Alternativas