Parasitas intestinais são encontrados e identificados por me...
( ) Preparações diretas são feitas a partir de amostras frescas ou conservadas. É um método importante na identificação de trofozoítos móveis, pois a motilidade é importante para a sua identificação, já que estas estruturas são muito pequenas e perdem muitas características distintas, passando desapercebidos ao exame. Preparações diretas não podem ser feitas a partir de amostras fixadas.
( ) Os exames diretos são preparados misturando uma pequena quantidade de amostra (fresca ou fixada) com uma gota de salina em uma lâmina de microscópio. Ao lado, uma porção semelhante é misturada com lugol (solução de iodo). Uma lâminula é colocada sobre a mistura com salina e outra sobre a mistura com lugol, sendo a lâmina levada ao microscópio para diagnóstico.
( ) As preparações devem ser suficientemente delgadas para permitir a leitura de um jornal quando o conjunto lâmina/mistura/lamínula for colocada sobre o mesmo.
( ) Todas as preparações devem ser examinadas usando objetiva de 10x e 20x onde a maioria dos ovos e larvas podem ser vistos. A objetiva de 40x deve ser utilizada, principalmente, para a identificação de cistos.