Idosa em uso de polifarmácia procura atendimento oftalmológi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: O enunciado aborda a identificação de medicamentos que podem precipitar uma crise aguda de glaucoma de ângulo fechado em paciente idosa com queixa visual e estreitamento do ângulo iridocorneano à gonioscopia. O objetivo é avaliar o conhecimento do médico oftalmologista sobre os efeitos adversos oculares de fármacos comuns na prática geriátrica.
Justificativa para a alternativa correta (D – Sinvastatina):
A sinvastatina é utilizada na dislipidemia e não apresenta propriedades anticolinérgicas nem está associada ao aumento do risco de fechamento do ângulo da câmara anterior. Segundo a literatura médica (Ex: “Glaucoma – Duane’s Ophthalmology, 2015”), estatinas não alteram o humor aquoso ou a anatomia iridocorneana e, portanto, o risco de precipitar glaucoma de ângulo fechado é virtualmente nulo.
Análise das alternativas incorretas:
A) Ipratrópio: Fármaco anticolinérgico usado em DPOC. Pode causar midríase, predispondo ao estreitamento do ângulo e ao aumento súbito da pressão intraocular. Sua bula, inclusive, adverte sobre risco em indivíduos predispostos (PCDT Glaucoma, Ministério da Saúde).
B) Topiramato: Anticonvulsivante que pode desencadear efusão supraciliar e deslocamento anterior da íris e cristalino. Esse mecanismo altera a dinâmica do humor aquoso, levando ao fechamento agudo do ângulo (UpToDate, seção sobre “Drugs and the Eye”).
C) Amitriptilina: Antidepressivo tricíclico potente anticolinérgico; seu uso pode causar dilatação pupilar, facilitando o fechamento angular em olhos anatomica e funcionalmente predispostos. É citada como medicamento de alto risco para glaucoma de ângulo fechado (Manual de Oftalmologia, Kanski, 9ª Ed., p. 314).
Diagnóstico e orientações de prova:
Diante de sintomas como “luzes de arco-íris" e “embaçamento", pense em glaucoma agudo. O comando da questão exige atenção ao mecanismo farmacológico: antagonistas colinérgicos e drogas que alteram a posição do cristalino/íris são os mais perigosos. Lembre-se de descartar fármacos com zero ação ocular — como as estatinas.
Em resumo: a alternativa D (Sinvastatina) é a correta por não estar associada à precipitação de crise aguda de glaucoma de ângulo fechado. As demais opções apresentam, em diferentes graus, risco documentado na literatura médica e em protocolos oficiais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo