A dureza da água é um dado muito importante em diversas apl...
A dureza da água é um dado muito importante em diversas aplicações. As reações dos íons que geram a dureza na água com EDTA e o respectivo indicador são representados abaixo.
Ca2+ + H2Y2- ⇄ CaY2- + 2H4
Ca2+ + MgY2- ⇄ CaY2- + Mg2+
Mg2+ + HIn2- ⇄ Mgln- + H+ MgIn- + H2Y2- ⇄ MgY2- +HIn2- + H+- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra E. Vamos analisar o porquê.
Tema central: A questão aborda a dureza da água, que é uma característica importante em diversas aplicações industriais e domésticas. A dureza é causada principalmente pela presença de íons de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) na água.
Relevância: Entender a dureza da água é crucial, pois ela afeta processos industriais, a eficiência de detergentes e a formação de depósitos em encanamentos. A análise correta e o tratamento da água dura podem prevenir danos e melhorar a eficiência dos sistemas que utilizam água.
Justificativa da alternativa E: A alternativa E menciona que, para analisar a dureza da água, deve-se tamponar o pH em 2 e adicionar cristais de cianeto de potássio na presença de íons ferro. Essa afirmação está incorreta, pois o cianeto de potássio é altamente tóxico e seria imprudente e desnecessário seu uso na análise da dureza da água. Além disso, o tamponamento do pH para 2 não é uma prática padrão para análises de dureza.
Análise das alternativas incorretas:
A: Os íons de cálcio realmente reagem com sabão, formando precipitados insolúveis, conhecidos como coágulos, que reduzem a eficácia do sabão. Portanto, está correta.
B: A evaporação da água dura pode deixar depósitos sólidos, como calcário, em tubulações, o que é um fenômeno amplamente conhecido. Correta.
C: A água dura não é necessariamente benéfica para irrigação. Os íons alcalino-terrosos podem, na verdade, prejudicar a estrutura do solo e reduzir a permeabilidade à água, causando problemas de drenagem. Assim, esta opção é incorreta, mas não é a mais errada em comparação com a opção E.
D: Para uma análise precisa da dureza da água, íons como cobre ou ferro devem ser mascarados, pois podem interferir nos testes. Correta.
Portanto, ao avaliar todas as alternativas, a E é a que apresenta um procedimento inadequado e perigoso, tornando-a a escolha certa para a alternativa INCORRETA.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
acertei por saber que o cianeto de potássio é um dos venenos mais letais que existem(usado na 2 guerra mundial), nao teria sentido adicionar algo toxico na água.
letra E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo