O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q688604 Engenharia Eletrônica

Considere o sistema monofásico a dois condutores, em corrente alternada senoidal, regime permanente, suprindo duas cargas de característica indutiva, com impedâncias Z1 e Z2, através de condutores não ideais. A carga 1 está localizada a aproximadamente 36m da fonte de suprimento. Já a carga 2 está um pouco adiante: a 18m da carga 1. Os quatro condutores utilizados nas conexões, que resultam nas impedâncias de linha apresentadas na figura, Zlinha1, Zlinha 2, Zlinha3 e Zlinha 4, são provenientes da mesma bobina. Deste modo, apresentam mesma composição e mesma seção e transversal. Assim, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Como os condutores de interligação são não ideais, pode-se concluir que suas impedâncias devem ser consideradas na análise do circuito já que poderão provocar quedas de tensão e perdas de potência ativa e reativa.

( ) Observa-se que Zlinha1 = Zlinha3, pois os cabos são iguais e de mesmo comprimento, já que ambos percorrem o mesmo trecho fonte-carga 1. Além disso, a perda de potência ativa total neste trecho de condutores de 36m será igual ao produto da soma das parcelas resistivas das duas impedâncias de linha, Zlinha1 e Zlinha3, pelo quadrado do valor eficaz da corrente na carga 1, i1(t).

( ) Observa-se que Zlinha2 = Zlinha4, pois os cabos são iguais e de mesmo comprimento, já que ambos percorrem o mesmo trecho carga 1 - carga 2. Além disso, a perda de potência reativa total neste trecho de condutores de 18m será igual ao produto da soma das parcelas reativas das duas impedâncias de linha, Zlinha1 e Zlinha3, pelo quadrado do valor eficaz da corrente na carga 2, i2(t).

( ) A fonte apresentada na figura é responsável pelo suprimento da potência ativa consumida pelas cargas 1 e 2, da potência reativa consumida pelas cargas 1 e 2, pela potência ativa consumida nas linhas de interligação do sistema e pela potência reativa fornecida pelas linhas de interligação do sistema.