O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q688598 Engenharia Elétrica

A figura abaixo trata-se de um circuito elétrico resistivo, isolado de influências externas, em corrente contínua, composto por uma fonte de tensão, uma fonte de corrente e quatro resistências de Ω. Um voltímetro digital ideal, chamado de V1, com seus pólos conectados ao circuito, será utilizado para verificação da tensão entre A e B. Ainda, foram identificados todos os nós do circuito elétrico, nomeando-os como A, B, C, D e E. O voltímetro é ideal e considerando a referência no nó C, resulta em VC = 0 V.


Considerando o circuito indicado na figura, informe se é verdadeiro (V) ou (F) falso o que se afirma abaixo sobre às medições de tensão elétrica. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É possível calcular a tensão VAB de modo a estimar-se a leitura do voltímetro: desprezando eventuais erros, espera-se que V1 indique – 2 V. Essa indicação negativa mostra que o nó B apresenta um potencial elétrico maior que o nó A. No voltímetro digital, essa ligação resulta no sinal negativo antes da indicação do valor no display. Se um voltímetro analógico tivesse sido usado, ocorreria deflexão do ponteiro, o que poderia provocar danos ao mesmo. Isto seria evitado pela simples inversão dos pólos (+) e (-) do voltímetro V1 pelo operador do equipamento de medição.

( ) É possível calcular a tensão VAB de modo a estimar-se a leitura do voltímetro: desprezando eventuais erros, espera-se que V1 indique 2 V. Essa indicação positiva mostra que o nó A apresenta um potencial elétrico maior que o nó B, portanto, os pólos (+) e (-) do voltímetro V1 foram conectados corretamente pelo operador do equipamento de medição.

( ) O voltímetro é um equipamento de medição que deve ser sempre conectado em paralelo com o ramo onde deseja-se conhecer a tensão, de modo a estar submetido à mesma diferença de potencial que o ramo em questão.

( ) A resistência interna de um voltímetro deve ser muito alta, chegando a ser infinita no voltímetro ideal. Caso a resistência interna do voltímetro não seja consideravelmente maior que a resistência do circuito sob medição, a conexão do equipamento de medição ao circuito constituirá um novo ramo para a corrente, podendo alterar todos os dados de tensão e corrente no circuito e fornecendo leituras não confiáveis.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!