O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Descubra todas as vantagens de ser um assinante Qconcursos.

Quero saber mais

Questões de Concursos

Q790552 Odontologia

Segundo o professor Mário Roberto Leonardo são considerados dentes permanentes jovens com rizogênese incompleta, aqueles cujo ápice radicular, histologicamente, não apresentam a dentina apical revestida por cemento e, radiograficamente, quando o extremo apical da raiz não atinge o estágio 10 de Nolla. Sobre tratamento endodôntico de dentes permanentes com rizogênese incompleta, analise as afirmativas a seguir.


I. Apicigênese é a denominação dada à modalidade de tratamento em que se realiza o tratamento radical (pulpectomia), conduzindo a um fechamento apical induzido do ápice radicular, determinando ou não o aumento do comprimento radicular.

II. Já se encontra bem estabelecido na literatura a necessidade de se realizar a pulpectomia e obturação do canal após o desenvolvimento bem-sucedido da raiz induzido pela pulpotomia. Nesses casos, a pulpectomia visa evitar a calcificação progressiva dos canais radiculares, tornando-os um desafio para o tratamento no caso de uma futura infecção endodôntica ou após uma inesperada necrose pulpar.

III. A reabsorção interna é uma sequela potencial quando se emprega a pulpotomia para induzir a formação do canal radicular em dentes com ápices incompletamente formados.

IV. O localizador eletrônico foraminal não fornece, com exatidão, o real comprimento de trabalho quando a abertura apical é superior a 0,5 mm.


Estão corretas apenas as afirmativas

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!