O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q997039 Biblioteconomia

A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Desta forma, O MARC21 utiliza as convenções tipográficas para parametrizar os campos bibliográficos.

Associe corretamente a convenção tipográfica à sua parametrização.


CONVENÇÕES TIPOGRÁFICAS

(1) #

(2) $

(3) /(barra diagonal)

(4) 1

(5) | (barra vertical)

(6) 0


PARAMETRIZAÇÕES

( ) O símbolo gráfico 1 representa o número 1. Não confundir com a letra i “I” maiúscula e a letra L “l” minúscula.

( ) Representa o dígito zero nas etiquetas, campos fixos e indicadores e outros lugares numéricos. Não confundir com a letra “O” maiúscula, em exemplos e textos.

( ) Posições específicas de caracteres do Líder, Diretório, campo 007 e 008, subcampo $7 dos campos de entradas de ligação são expressas utilizando-se uma barra e o número da posição do caractere. Exemplo: Líder/06, 007/00, 008/12.

( ) Representa um caractere cheio em exemplos do MARC para casos em que um código pode ser usado, mas o criador do registro decide não fornecê-lo. Podemos utilizá-lo nos campos 006, 007 e 008 e subcampo $7 do campo 533 e nas entradas de ligação (760-787). Não utilizamos este símbolo no Líder, nas tags, nos indicadores ou nos códigos de subcampos.

( ) É usado para espaço em branco em campos codificados e em outras situações especiais, em que a existência do espaço em branco poderia ser ambígua.

( ) Indicador de subcampo – utilizado como delimitador de código de subcampo. No texto, os códigos de subcampo são indicados como subcampo $a, por exemplo.


A sequência correta, é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!