O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Q997033 Biblioteconomia


A qualidade em serviço é um dos conceitos que vem sendo difundido com maior evidência, desde a década de 90. As constantes mudanças no cenário de organizações de serviços estimulam a busca da qualidade no atendimento, que passou a ter maior importância diante de um mercado globalizado. Nas bibliotecas não é diferente, a expansão das tecnologias da informação modificou a relação entre o usuário e forma com que ele usa a informação, fazendo com que sejam mais exigentes quanto à especificidade, relevância e mobilidade de acesso.

Em relação à importância de um atendimento qualificado aos diferentes usuários de uma instituição , informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.


( ) O planejamento de recursos de uma unidade de informação está dissociado da organização dos produtos e dos serviços que se pretende oferecer ao público.

( ) A avaliação dos serviços prestados pela biblioteca permite revisar os objetivos do serviço, o modo de atuar e o modelo de gestão, impulsionando o processo evolutivo de autocrítica, promovendo, por meio de seus resultados, a solução dos problemas identificados na instituição pelos manifestos de todos os envolvidos no uso da biblioteca.

( ) A disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca, aponta para a importância da divulgação do livro e sua disseminação, antecipando a estética da recepção descrita na quarta Lei de Ranganathan, em que se define a importância da qualidade de produtos e serviços disponibilizados pelas bibliotecas.

( ) As bibliotecas digitais se colocam como uma alternativa no atendimento aos usuários, disponibilizando acesso aos conteúdos full time para os usuários. Os requisitos desejáveis para ferramentas destinadas à construção de bibliotecas digitais incluem a portabilidade, que é a oferta de interface para dispositivos móveis e a interoperabilidade entre sistemas.

( ) As expectativas do cliente são os verdadeiros padrões de avaliação da qualidade do serviço comparando o que esperam com aquilo que percebem. A expectativa dos clientes sobre os serviços pode ser diferenciada em dois níveis: um desejado, que reflete o serviço que o cliente espera receber (relação do que pode ser com o que deveria ser), e um adequado, que aponta aquilo que o cliente considera aceitável. Quando a discrepância entre esses níveis é pequena ou inexistente, o desempenho do serviço é satisfatório.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!