Durante a Primeira República no Brasil, houve um movi­mento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q474722 História
Durante a Primeira República no Brasil, houve um movi­mento conhecido como Tenentismo. Assinale a alternativa correta a respeito desse movimento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Durante o período da Primeira República no Brasil, um fenômeno importante e marcante foi o Tenentismo. Esse movimento é um tema relevante em concursos públicos, pois envolveu mudanças significativas na política do país e teve reflexos na estrutura do poder vigente na época.

Alternativa Correta: E - Reunia oficiais que criticavam a organização política da República Velha e contribuíram para o seu colapso.

Justificativa: O Tenentismo foi um movimento protagonizado principalmente por jovens oficiais do Exército, conhecidos como "tenentes", que estavam insatisfeitos com a corrupção e o clientelismo da República Velha, que era dominada pela política dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Eles defendiam reformas políticas e sociais e questionavam o modelo oligárquico de poder, contribuindo para a queda deste sistema. Com isso, ajudaram a pavimentar o caminho para a Revolução de 1930, que culminou com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

Análise das alternativas incorretas:

A - Foi organizado por militares de várias patentes que tentaram modernizar o Exército brasileiro.

Erro: O movimento era composto principalmente por jovens oficiais de baixa patente, e seu foco era a reforma política, não especificamente a modernização do Exército.

B - Era composto de integrantes de grupos paramilitares e desertores que propalavam o federalismo.

Erro: O Tenentismo não era composto por grupos paramilitares ou desertores, e seu foco não era o federalismo, mas sim a crítica ao modelo oligárquico.

C - Não passou de um levante ocorrido no Rio de Janeiro, com reflexos em São Paulo, no ano seguinte à Proclamação da República.

Erro: O Tenentismo ocorreu anos depois da Proclamação da República, na década de 1920, e não se limita a um único evento, mas inclui várias revoltas.

D - Era formado por civis que se identificavam com os militares e se diziam tenentes defensores da República.

Erro: O movimento era composto por militares, não civis, que atuavam como oficiais do Exército.

Compreender o Tenentismo é fundamental para entender as transformações políticas do Brasil no início do século XX e como essas mudanças influenciaram o futuro político do país.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

e) Reunia oficiais que criticavam a organização política da República Velha e contribuíram para o seu colapso.

"Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção."

O movimento tenentista defendia as seguintes mudanças: Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis); Reforma no sistema educacional público do país; Mudança no sistema de voto aberto para secreto.

 Os tenentistas promoveram revoltas como, por exemplo, a revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Levante, ocorrido em 5 de julho de 1922. Outros exemplos de revoltas tenentistas foram a Revolta Paulista (1924) e a Comuna de Manaus (1924). A Coluna Prestes, liderada por Luis Carlos Prestes, enfrentou poucas vezes as forças oficiais. Os participantes da coluna percorreram milhares de quilômetros pelo interior do Brasil, objetivando conscientizar a população contra as injustiças sociais promovidas pelo governo republicano.

O movimento tenentista perdeu força após a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Vargas conseguiu produzir uma divisão no movimento, sendo que importantes nomes do tenentismo passaram a atuar como interventores federais. Outros continuaram no movimento, fazendo parte, principalmente, da Coluna Prestes.

LETRA E) - Foi um movimento que ocorreu no Rio de Janeiro, onde jovens tenentes passearam pelo forte de Copacabana. SÓ LEMBRAR DISSO

Bizu dos bons: Se você marcar não mude. Olhe se está correta, se errou veja a resolução e bola pra frente.

Quando o assunto é Vunespe e Fgv, o cara tem que ficar ligeiro.

#PMBAMORALIZADA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo