O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q685122 Medicina

A despeito da vasta literatura comparando a cirurgia de revascularização do miocárdio COM e SEM o auxílio da circulação extracorpórea (CEC), ainda não há consenso a respeito das vantagens relativas a cada técnica. Estudos randomizados apresentam resultados equivalentes a curto e longo prazo. As afirmativas abaixo ressaltam as diferenças entre as duas técnicas:

I) Pacientes de baixo risco submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio podem ser submetidos com segurança a ambas as técnicas.

II) A despeito do desenvolvimento dos modernos estabilizadores, bem como a experiência do cirurgião e a seleção criteriosa dos pacientes, não há equivalência entre a patência dos enxertos e a quantidade de vasos revascularizados.

III) Pacientes com risco elevado apresentam melhores resultados quando submetidos à cirurgia sem CEC. Dentre eles estão pacientes com aorta em porcelana, pacientes com insuficiência renal, pacientes com DPOC e pacientes idosos. O benefício se dá não só por evitar o uso de CEC, mas também por evitar a manipulação aórtica.

IV) A escolha da técnica COM ou SEM CEC requer avaliação criteriosa de variáveis pré e intra operatória dos pacientes que podem influenciar o prognóstico. Pacientes com arritmias isquêmicas ou choque cardiogênico apresentam melhor condução intraoperatória ( sem intercorrências) quando utilizado circulação extracorpórea.

Dentre as afirmações acima descritas estão CORRETAS:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!