O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Últimas horas: Aproveite a Black Friday com 40% OFF! Eu quero!

Questões de Concursos

Q685120 Medicina

Leia os enunciados abaixo a respeito da abordagem cirúrgica da válvula mitral:

I) Em pacientes com IMC (índice de massa corpórea) elevado, porém com dimensões pequenas do átrio esquerdo, a abordagem superior é uma alternativa atrativa. A veia cava é mobilizada e retraída lateralmente e a aorta é mobilizada a esquerda do paciente. É realizada uma incisão transversa no teto do átrio esquerdo, respeitando certa distância da via de saída do ventrículo esquerdo. O acesso à válvula mitral dá se diretamente, com fácil identificação das estruturas que compõe a válvula mitral. O grande problema encontra se durante o fechamento da incisão, pois qualquer sangramento pode apresentar dificuldade técnica em resolvê-lo.

II) A abordagem do átrio esquerdo através do átrio direito e subsequente abertura do septo interatrial é realizado principalmente em reoperações. A grande preocupação é com a lesão do nó atrioventricular. A incisão transversal no átrio direito em direção à veia pulmonar superior direita e incisão também transversal no septo interatrial é chamada de Técnica de Guiraudon.

III) A abordagem transeptal com incisão longitudinal em átrio direito, longitudinal em septo interatrial iniciando-se na borda inferior do forame oval, estendendo-se atpe o teto do átrio esquerdo é chamada de Técnica de Du Bost.

IV) A abordagem cirúrgica da válvula mitral é feita de forma mais frequente em incisão longitudinal no átrio esquerdo iniciando-se próximo a veia pulmonar superior direita, direcionando a incisão caudalmente, ligeiramente mais posterior, para não abrir o átrio direito.

Estão corretos os enunciados:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!